quinta-feira, agosto 12, 2010

Tancredo: 'Macho é uma palavra unissex'

Tancredo: 'Macho é uma palavra unissex'

JORGE BASTOS MORENO
O maior adversário de Tancredo Neves nas eleições presidenciais de 1985 não foi propriamente Paulo Maluf, mas o malufista capixaba Moacyr Dalla. O jogo era no Congresso Nacional e o juiz era Dalla, presidente do Senado Federal.
Todo dia Moacyr Dalla colocava uma "pegadinha" nas regras do Colégio Eleitoral. Até que ameaçou inverter o critério das escolhas dos delegados estaduais, o que beneficiaria Maluf.
Tancredo enlouqueceu e me ditou uma declaração chamando o presidente do Senado de "desclassificado". Os malufistas reagiram, Dalla ameaçou processar Tancredo, e até o comando de campanha da chamada "Aliança Democrática" criticou o candidato.
Acuado, Tancredo desmentiu a declaração. Com os brios de repórter ferido, perguntei-lhe por que desmentiu o que dissera:
— Eu não chamei aquele cretino de "desclassificado". Você não presta atenção! Eu disse que ele era um "desqualificado" para presidir o Senado.
— Mas não é praticamente a mesma coisa? — rebati. E ele me pegando pelo braço e me conduzindo gentilmente para a porta de saída:
--- Meu filho, quem gosta de debater dicionário é o Jânio Quadros. Não vê que eu não estou enfrentando um candidato, mas uma ditadura inteira?
Semanas depois, a atriz Ruth Escobar leva Tancredo Neves a Porto Alegre para encerrar um congresso de mulheres que apoiavam sua candidatura. No meio do discurso, Tancredo é avisado que o presidente do Senado consolidara a ameaça e alterara a composição do Colégio Eleitoral. E o candidato da moderação surpreende ao anunciar o golpe à plateia:
— Agora, levam a disputa para o terreno raso da política, para um verdadeiro vale-tudo. Se querem assim, assim terão. Mas é bom que saibam que a briga agora é pra macho! É pra macho!
A plateia atônita estava, atônita ficou. Ninguém o aplaudiu.
Ao descer da tribuna, apressado para voltar a Brasília, Tancredo foi abordado por Escobar:
— Como é que o senhor me pisa na bola desse jeito? Defender o machismo num congresso de mulheres?
E Tancredo, já quase perdendo a paciência com a atriz, responde:
— Minha filha, você precisa se atualizar. "Macho", hoje em dia, é uma palavra unissex.
E, ao passar por mim, que estava com um bando de colegas querendo ouvi-lo sobre a decisão de Moacyr Dalla, Tancredo Neves, mesmo alterado, não dá o braço a torcer:
— Você tinha razão: aquele homem é mesmo um desclassificado.
Publicado no Globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters