terça-feira, setembro 07, 2010

Irã: produção nuclear cresce 15% sob sanções

Irã: produção nuclear cresce 15% sob sanções
O Globo - Relatório da AIEA expõe temor de que país esteja mesmo de olho na bomba atômica; para Teerã, documento é parcial
 VIENA. Apesar de uma nova rodada de sanções impostas pelas Nações Unidas — além de restrições unilaterais aplicadas por outros países — o Irã aumentou sua produção nuclear em pelo menos 15% desde maio passado. Segundo um relatório confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o país produziu 2,8 toneladas de urânio enriquecido a níveis baixos e pelo menos 22 quilos do material enriquecido em maior concentração.
No texto, a agência demonstra preocupação com as supostas intenções iranianas de fabricar uma bomba atômica e com o fato de que o país segue violando determinações do Conselho de Segurança da ONU e da própria AIEA.
“Estima-se que entre 9 de janeiro de 2010 e 20 de agosto de 2010 (...), 22 quilos de UF6, urânio enriquecido a 20%, foram produzidos em sua usina piloto em Natanz”, afirmou a AIEA, que condenou ainda as “repetidas objeções” ao trabalho dos inspetores da agência no país.
“A agência rejeita as bases pelas quais o Irã tentou justificar a objeção e também está preocupada que as repetidas objeções à indicação de inspetores experientes impeçam o processo de inspeção e prejudiquem as capacidades da agência de implantar salvaguardas ao Irã”, diz outro trecho do texto.
Chanceler francês cogita ir a Teerã interceder por Sakineh A divulgação do documento causou sobres salto em Washington. Um porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor, classificou as informações como preocupantes. Para os Estados Unidos, o relatório prova que Teerã continua tentando desenvolver armas nucleares.
— O último relatório da AIEA sobre o Irã demonstra novamente que o país se nega a cumprir suas obrigações nucleares internacionais e continua o esforço para expandir seu programa e se aproximar da capacidade de produzir armas nucleares — declarou Vietor.
Em Teerã, no entanto, o presidente da agência nuclear iraniana, Ali Asghar Soltanieh, acusou o documento de parcialidade e criticou o presidente da AIEA, Yukia Amano.
— O relatório de Yukiya Amano prejudicou a reputação técnica da agência e não era balanceado, comparado aos de seu antecessor, Mohamed ElBaradei — afirmou o iraniano à agência estatal Mehr, acrescentando: — Todas as atividades nucleares do Irã estão sob a supervisão da AIEA.
Além da pressão sobre a questão nuclear, cresce ainda em Teerã, às vésperas do Eid alFitr, festividade que marca o fim do Ramadã, na próxima quintafeira, a tensão acerca do destino de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a mulher condenada ao apedrejamento por adultério e pelo suposto assassinato do marido.
Segundo o advogado da condenada, Javid Houtan Kian, ela pode ser executada em breve, tão logo termine o Ramadã.

Além de países como Brasil, França e Itália, o Vaticano também sugeriu que poderia interferir para tentar salvar a vida de Sakineh. Ontem, o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, chamou a condenação de “o cúmulo da barbaridade” e cogitou ir a Teerã tentar resgatar Sakineh.
— Estou pronto para fazer qualquer coisa para salvá-la.
Se tiver de ir a Teerã para salvá-la, então vou a Teerã — garantiu o francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters