quinta-feira, setembro 23, 2010

Serra e Marina defendem imprensa livre

Serra e Marina defendem imprensa livre
Tucano vê clima de 'chantagem' à mídia. Para candidata verde, crítica de Lula contradiz trajetória deles no PT
Flávio Freire e Adauri Antunes Barbosa – O Globo
 SÃO PAULO. Em meio aos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à sucessão, Dilma Rousseff (PT), contra veículos de comunicação, o tucano José Serra e a verde Marina Silva, que disputam a eleição presidencial, defenderam a liberdade de imprensa, criticando os petistas.
Serra afirmou que existe hoje no país um clima de chantagem contra a imprensa.
Em entrevista ao programa “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, ontem, o tucano aproveitou uma pergunta sobre avanços conquistados no país para um ataque velado contra os adversários petistas: — Temos que ter uma economia forte, temos que ter avanços na segurança, avanços na educação, na defesa das liberdades, que hoje é um assunto que se coloca de forma muito impactante, inclusive da liberdade de imprensa, que é a condição para a existência da democracia.
Hoje temos uma chantagem sobre a imprensa brasileira. Eu sou um defensor da liberdade da nossa imprensa.
A declaração foi feita um dia depois de o presidente Lula dizer que nem tudo que é publicado é verdade. No sábado passado, Lula afirmara que a população não precisa mais de formadores de opinião e acrescentou: — Nós somos a opinião pública.
Marina Silva afirmou ontem que o presidente Lula faz à imprensa “uma crítica contraditória” quando ataca a cobertura dos veículos de comunicação na campanha eleitoral deste ano, pois contraria sua trajetória política.
— O presidente fez uma crítica à imprensa contraditória em relação a toda sua trajetória, e a nossa trajetória, dentro do Partido dos Trabalhadores.
Ele sempre defendeu, e eu vi ele defendendo, a liberdade de imprensa.
 A imprensa deve fazer uma cobertura isenta, equitativa. E a imprensa deve se ater a fatos com justiça em relação a esses fatos, para que os eleitores e os cidadãos, de um modo geral, possam firmar suas opiniões. Se há denúncias graves, é preciso denunciar — disse a candidata.
Mesmo sem se aprofundar no tema, a candidata verde afirmou que os veículos de comunicação não devem ter papel secundário neste momento eleitoral.
— Não vejo como os veículos de comunicação possam ter um papel secundário em um momento como este.
Eles são fundamentais para expor à sociedade aquilo que são as suas preocupações — explicou Marina.
Ontem, a candidata verde assinou, com representantes do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o termo de compromisso com a Política Nacional dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes. A assinatura do compromisso foi feita na sede da produtora de televisão onde Marina grava seus programas eleitorais. Lá, ela também se reuniu com a coordenação eleitoral para tratar dos objetivos e das estratégias da última semana de campanha.
De acordo com a candidata, vários dirigentes do PV e integrantes da coordenação de sua campanha foram à reunião na produtora, na Lapa, bairro na Zona Oeste de São Paulo, de ônibus, de bicicleta ou a pé, em respeito ao Dia Mundial Sem Carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters