segunda-feira, outubro 18, 2010

Com greve, França cria 'célula de crise' para garantir combustível

Com greve, França cria 'célula de crise' para garantir combustível
País protesta contra reforma da aposentadoria do governo de Sarkozy.
Mais da metade dos trens estão parados no país.
Do G1, com agências internacionais *
Carro queimado nesta segunda-feira (18) durante protesto em Nanterre. (Foto: AP)
 O ministério do Interior da França anunciou nesta segunda-feira (18) a ativação de uma "célula interministerial de crise" para garantir o abastecimento de combustível no país, afetado por greves e protestos contra a reforma da aposentadoria e com mais da metade dos trens parados.
"A célula interministerial de crise começa a funcionar às 14h (9h de Brasília) presidida pelo ministro do Interior, Brice Hortefeux", afirma um comunicado ministerial.
Os ministérios da Economia, Energia, Ecologia e Interior estarão representados na célula, que pretende coordenar as tarefas dos diferentes serviços do Estado para garantir a perenidade do abastecimento.
A estrutura terá sede no ministério do Interior.
Mais de mil postos de gasolina na França - dos 12.500 do país - estavam sem combustível ou em dificuldades nesta segunda, anunciou a União de Importadores Independentes de Petróleo (UIP), que representa os distribuidores de gasolina instalados nos hipermercados.
"Dos 4.000 postos nos hipermercados, que distribuem 60% do combustível na França, há quase 1.500 sem combustível", declarou à AFP Alexandre de Benoist, diretor da UIP.
Dos 12.500 postos de gasolina na França, 4.500 ficam dentro do hipermercados Casino, Carrefour, Auchan, Cora, Leclerc e Intermarché.
Muitos motoristas encheram os tanques de seus carros nos últimos dias após as informações de uma possível falta de combustível com a greve que afeta, desde a semana passada, 12 refinarias da França como parte da mobilização social contra a reforma do sistema de aposentadoria do governo de Nicolas Sarkozy.
Trens afetados
O tráfego ferroviário seguia afetado pela suspensão de cerca de metade dos trens previstos, enquanto as refinarias continuam bloqueadas - pelo movimento de protesto contra a reforma da previdência -, ação que já provoca desabastecimento em todo o país.
Os movimentos sindicais de bloqueio das refinarias, que começaram na sexta (15), continuaram nesta segunda. Segundo as agências internacionais de notícias, o desabastecimento já atingiu a rede de distribuição, pois cerca de 1.500 postos estão sem combustível em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters