sábado, novembro 13, 2010

Shigeru Miyamoto

Shigeru Miyamoto
Hermano Vianna – O Globo – Segundo Caderno
Segundo Jesse Schell, os games ainda estão no estágio do cinema mudo
Na semana passada, a Microsoft lançou o Kinect para Xbox 360. Foi o terceiro console a seguir a tendência, iniciada pelo Wii da Nintendo e depois pelo recente Playstation Move da Sony, de tirar os games da tela e misturá-los com o mundo. O Kinect tem câmera, microfone e sensores 3D que captam movimentos e falas. Assim, o jogador não precisa mais de controle para interagir com os games: ele está dentro do jogo. A empresa de Bill Gates diz que vai vender cinco milhões de Kinects em 2010. A Sony diz que já vendeu 2,5 milhões de Moves só nos EUA e na Europa. Números impressionantes. Mas ainda merreca se comparados com o US$ 1 bilhão que a Nintendo arrecadou só com o WiiFit, aquela “balança” de malhação do Wii. Shigeru Miyamoto, o gênio por trás de tudo o que a Nintendo lançou nos últimos 25 anos, continua em outro level, muitos pontos à frente nesse jogo feroz que vai determinar o futuro do entretenimento.
Vinte e cinco anos é a idade de Mario, aquele simpático encanador bigodudo que hoje tem a imagem tão reconhecivelmente pop quanto Mickey Mouse. Mario foi criação de Miyamoto, primeiro participando do triângulo amoroso de “Donkey Kong”, que é considerado decisivo na história dos games não apenas por ter lançado personagens que hoje são celebridades, mas por sua concepção engenhosa de plataformas e obstáculos, que depois se tornaram elementos triviais em muitos outros jogos.
Além de Mario, Miyamoto é também pai das oníricas personagens da série Zelda, que inclui alguns campeões da lista de melhores games de todos os tempos, influenciando o imaginário de várias gerações de adolescentes.
Shigeru Miyamoto
Todas as suas séries reunidas (Mario, Zelda e vários games, entre eles aqueles estrelados pelos fofíssimos Nintendogs) venderam mais de 350 milhões de exemplares. Não contente com ess e sucesso na criação de jogos, Miyamoto passou também a ser inventor de equipamentos que expandiram em muito a “jogabilidade” de seus universos ficcionais paralelos, lançando novas maneiras de brincar com a informação eletrônica, reinventando a indústria da qual faz parte.
Quando vi pela primeira vez alguém usando o controle do Wii como se fosse uma raquete de tênis, batendo na bola que era “arremessada” da tela da TV, eu pensei: “Será que tenho mesmo que encarar isso com naturalidade?” Nunca tinha presenciado algo tão parecido com ficção científica maluca. Hoje aquilo é totalmente natural.
Miyamoto é nosso melhor professor para a vida nessa nova natureza, desenvolvida em sua mente e em seus laboratórios.
Mas quem é esse cara que tem tanto controle sobre nossas vidas? Pouca coisa é realmente interessante na vida dele. Não é como Will Wright, outro gênio dos games, que tem atuação midiática mais “condizente” com artistas de sua estatura.
Miyamoto parece um trabalhador comum da indústria japonesa, nem considera o que faz uma arte, não dá entrevistas citando filósofos e cientistas, é figura tímida e quase apagada. Até hoje, quando tem 58 anos, fica religiosamente na Nintendo das 9h às 22h/24h, tendo mesmo se casado com outra funcionária da empresa.
Algumas de suas declarações famosas soam simplórias, jogando contra suas invenções, ou contra seu papel nessas invenções. Nos autógrafos para fãs crianças, ele escreve: “Em dias de sol, brinque ao ar livre.” Sobre o que busca em novos profissionais: “Quando alguém se destaca demais na fase de seleção, geralmente acabamos descobrindo que ele é do tipo que trabalha melhor sozinho, e, atualmente, para atuar na criação de jogos, é vital saber trabalhar em equipe.” Tudo bem japonês. Na realidade, como diz Jesse Schell, “a maioria dos mundos transmídia de sucesso está enraizada na imaginação e no estilo estético de um único indivíduo.
Gente como Walt Disney, Shigeru Miyamoto, L. Frank Braun, Tajiri Satoshi e George Lucas”. Schell é o pensador “da hora” quando o assunto é game. Foi catapultado para o mundo dos gurus há pouco tempo, através do vídeo de sua conferência (bit.ly/bf55MV) na D.I.C.E (Design Innovate Communicate Entertain), encontro fundamental para a indústria dos jogos eletrônicos (em 2011 terá sua décima edição), que acabou tendo mais de um milhão de views nos YouTubes da vida.
Uma palestra mais recente (bit.ly/bT62k3), proferida na Long Now Foundation, é uma maratona de boas ideias, um mapa essencial para nos guiar no mundo pós-Miyamoto, pós-Wii. Vale a pena ser assistida na íntegra, apesar de suas duas horas de duração (e uma alma generosa poderia colocar legendas em português no vídeo).
Schell é profeta do “gameapocalipse”, o momento em que estaremos envolvidos em jogos a cada segundo de nossas vidas. Por exemplo: você acorda e vai escovar os dentes, a escova tem sensores conectados via wi-fi à internet, a cada escovada você ganha pontos que poderão significar descontos na próxima ida ao dentista.
Ou então: na caixa do sucrilhos do café da manhã haverá uma tela através da qual você poderá se comunicar com seus amigos do Orkut que gostam daquela marca de cereais. E assim por diante. Schell diz que os games ainda estão no estágio do cinema mudo. Todo mundo achava engraçadinho, mas ninguém levava os filmes muito a sério. Até que surgiu o cinema falado. O que vai ser a “fala” no mundo dos games? Esperemos as próximas invenções de Miyamoto. Quietinho lá em Kioto, ele ainda vai nos surpreender muito, e mudar nossas vidas várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters