quinta-feira, junho 03, 2010

De Entebbe a Gaza – Israel perde a guerra da opinião pública

De Entebbe a Gaza – Israel perde a guerra da opinião pública

por Gustavo Chacra - 03.junho.2010 09:22:23 - Blogs do Estadão
“Abbas Eban, o ex-estadista israelense, teria dito em 1973 que ‘os árabes não perdem uma oportunidade de perder uma oportunidade’. Mas, como disse um rabino no meu Facebook, atualmente ‘é Israel que não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade’” Nicholas Kristof, colunista do New York Times
Israel sofreu duros golpes na disputa pela opinião pública internacional nos últimos meses. Apenas neste ano, foram cinco episódios em que a imagem israelense saiu afetada, provocando discussões nos jornais de Tel Aviv, Jerusalém e mesmo Nova York sobre quais as falhas da “hasbara” (palavra em hebraico para designar relações públicas diplomáticas).
Houve o assassinato de um membro do Hamas em Dubai, a inclusão de uma forma negativa do nome de Israel na ratificação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, a irritação do governo americano com o anúncio de novas casas em assentamentos durante a visita do vice-presidente Joe Biden a Jerusalém, a publicação de um livro mostrando as ligações de Israel com o regime de Apartheid na África do Sul e, para completar, o episódio envolvendo a frota de Gaza.
Em quase todos estes casos, na avaliação da imprensa israelense, Israel saiu com uma imagem negativa. A Suécia já entrou com um pedido, segundo o Haaretz, para cancelar uma partida contra os israelenses na categoria sub-21 marcada para esta semana. Pesquisa do Comitê Judaico Americano, divulgada em reportagem de capa da revista New York Review of Books, indica que apenas 16% dos judeus não-ortodoxos dos EUA com menos de 40 anos se sentem muito próximos de Israel.
“Esta nova geração, de 20, 30 anos não se identifica mais com determinadas políticas israelenses e não enxergam mais Israel como um ator moral”, disse a mim o editor da prestigiada revista Foreign Affairs, Sasha Polakov-Suransky, que acabou de publicar nos EUA um livro sobre as relações de Israel com África do Sul do Apartheid.
No passado, operações como a perseguição aos terroristas do massacre em Munique eram vistas com admiração. O resgate de um avião seqüestrado em Entebbe, em 1976, sob o comando do irmão do atual premiê, Benjamin Netanyahu, que acabou morto, recebeu elogios ao redor do mundo.
Agora, os adversários de Israel são rápidos em mostrar o seu lado. No caso da frota, os participantes estavam munidos de câmeras e usaram sites como o Youtube, Twitter e o Facebook para divulgá-las quase imediatamente. Já os filmes do Exército de Israel, mostrando ataques aos seus soldados, demoraram horas para chegar aos jornais e TVs, quando a maioria das pessoas tinha visto as cenas enviadas pelos grupos integrantes da frota.
Em entrevista ao Jerusalem Post, Malcolm Hoenlein, diretor-executivo da Conferência dos Presidentes das Maiores Organizações Judaicas Americanas, afirmou que “há muita irritação com a hasbara e com a forma como ela foi conduzida. Por que demorou tanto para divulgarem os filmes (dos soldados sendo atacados)? Parece até que eles não estavam preparados”.
O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de “O Estado de S. Paulo” em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters