segunda-feira, junho 07, 2010

Partido de oposição propõe voto de desconfiança contra governo de Israel

Pressão interna
Partido de oposição propõe voto de desconfiança contra governo de Israel
Publicada em 07/06/2010 às 12h14m
RIO - Além das críticas da comunidade internacional, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está agora sob pressão ainda maior dentro do próprio país diante de um voto de desconfiança contra o governo apresentado nesta segunda-feira pelo Kadima - principal partido de oposição israelense. O premier criticou duramente a medida, anunciada como resposta ao ataque de militares israelenses, há uma semana, contra uma frota que tentava levar ajuda para a Faixa de Gaza . A moção foi submetida pela líder do Kadima, a ex-chanceler Tzipi Livni, que avaliou o momento atual como "talvez o mais difícil" da história de Israel.
" O que nós precisamos agora é total confiança no governo "
- Eu exijo contenção e responsabilidade já que a próxima flotilha está no horizonte. O que nós precisamos agora é total confiança no governo - disse Netanyahu, segundo o jornal "Haaretz", na abertura de uma reunião semanal do Likud, partido que lidera.
Ao pedir apoio da oposição, o premier apelou para a atuação de seu partido durante a operação Chumbo Fundido, que detonou uma guerra em Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, e durante a segunda Guerra do Líbano, em 2006.
- A oposição ficou ao lado do governo, e não por um dia ou dois, mas por um longo período. Durante a operação Chumbo Fundido, meus parceiros e eu fomos convocados a ficar ao lado do governo, embora estivéssemos no meio de uma campanha eleitoral - disse o premier.
Israel mata quatro palestinos em barco na costa de Gaza
A menção apresentada por Livni tem como título "A tentativa de autoridades do governo de negar responsabilidade e críticas diretas sobre a flotilha de Gaza contra soldados da IDF (forças de segurança israelenses". De acordo com o "Haaretz", a ex-chanceler acusou o atual governo de destruir a posição de Israel no mundo e a segurança no Oriente Médio.
" Esse não é apenas um episódio temporário que vai passar. Esse é um processo contínuo pelo qual Israel está ficando isolado do mundo "
- Nós temos total confiança no Estado de Israel, nos seus valores e nos seus cidadãos. Mas o atual governo não está representando o Estado para o mundo - disse a líder do Kadima, segundo o jornal. - Israel está enfrentando um período difícil agora, talvez o mais difícil de nossa história. Esse não é apenas um episódio temporário que vai passar. Esse é um processo contínuo pelo qual Israel está ficando isolado do mundo.
Militares da reserva já haviam criticado a operação contra a frota, que terminou com nove mortos. No domingo, um grupo de dez ex-oficiais da Marinha chegou a enviar uma carta a Netanyahu pedindo a aprovação de uma investigação internacional sobre o caso, ocorrido na segunda -feira passada.
O governo israelense rejeitou no domingo uma proposta apresentada pela ONU para a criação de uma comissão liderada pela Nova Zelândia para avaliar o caso. No mesmo dia, foram deportados os 19 passageiros e tripulantes de um navio irlandês que foi interceptado no sábado ao tentar novamente furar o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza. Nesta segunda, as Forças Armadas do país voltaram a se envolver em um episódio de violência. Quatro palestinos acusados de planejar atentados foram mortos em um barco na costa de Gaza.

FOTO:O premier israelense, Benjamin Netanyahu, discursa durante uma reunião do Likud em Jerusalém - AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters