segunda-feira, junho 07, 2010

Refletindo.

 Irineu de Lyon nasceu por volta do ano 140 do 2º século da Idade Antiga, e converteu-se bem jovem ao cristianismo. Irineu era asiático, oriundo da Frigia ou Esmirna, embora fosse gaulês por adoção. Era um moço inteligente e disposto a lutar pela causa do evangelho e pela genuína fé cristã.
O jovem padre era amigo e discípulo de Policarpo, o velho Bispo de Esmirna, de quem ouvia histórias e lembranças sobre o apóstolo amado João. A igreja de Lyon mantinha relações seguidas com as igrejas da Frigia e da Ásia Menor e com a igreja de Roma. Todas estas cidades exerceram um importante papel no pensamento e na vida de Irineu.
Irineu teve uma formação clássica, portanto conhecia os autores pagãos e os filósofos; todavia, para ele, a sabedoria maior encontrava-se nas sagradas Escrituras e suas traduções. Irineu era um homem apaixonado pela sua fé, que enxergava o martírio como uma exaltação, e demonstrava uma tendência para as manifestações do Espírito. A luta travada contra a heresia tinha o intuito de que seus praticantes abandonassem os erros doutrinários e voltassem para Cristo.
Irineu de Lyon é uma testemunha da Igreja, que acreditava na tradição como fonte e regra de fé. O bispo exerceu imensa influência nas comunidades cristãs e é considerado o profeta da Teologia da História.
Irineu tinha uma fé autêntica e era caridoso com os hereges, lhes dando a oportunidade de voltar-se para a verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters