sexta-feira, julho 23, 2010

Atividade econômica do país recua pela 2ª vez seguida, diz Serasa

Atividade econômica do país recua pela 2ª vez seguida, diz Serasa
Em maio, indicador registrou baixa de 0,2% sobre abril.
Queda foi influenciada pelo setor industrial.
Do G1, em São Paulo
A atividade econômica do país recuou em maio pela segunda vez seguida, conforme aponta levantamento da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira (23). O indicador de atividade econômica (PIB mensal) registrou baixa de 0,2% em relação a abril, já descontadas as influências sazonais. No mês anterior, o indicador havia apresentado queda de 0,1%.
Segundo avaliação dos economistas da Serasa Experian, o fim dos benefícios fiscais para a compra de veículos e de eletrodomésticos provocou antecipação de consumo e de produção para o primeiro trimestre de 2010.
Assim, "é natural observar-se um menor ritmo de expansão da atividade ao longo do segundo trimestre. Além disso, as turbulências dos países europeus e o início do ciclo de aperto monetário contribuíram, ainda que em menor escala, para o esfriamento da economia no segundo trimestre de 2010", disse por meio de nota.
A queda da atividade econômica em maio foi influenciada pelo setor industrial, que recuou 0,1% em relação ao mês anterior. Já os setores agropecuário e de serviços registraram altas de 0,3% e 0,2%, respectivamente, descontadas as influências sazonais.
No ano
Apesar da queda mensal, em relação a maior do ano passado, o ritmo de atividade econômica teve crescimento de 8,1% neste ano. Esse resultado fez com que o crescimento da economia durante os primeiros cinco meses do ano atingisse 8,7%.
Segundo a Serasa, nos 12 meses encerrados em maio deste ano, o crescimento econômico chegou a 4,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters