sexta-feira, julho 16, 2010

Rondônia e Goiás têm maior crescimento do emprego formal

Rondônia e Goiás têm maior crescimento do emprego formal
Por números absolutos, SP lidera, seguido por MG, RS e PR, diz governo.
Por regiões, emprego cresce mais no Centro-Oeste, com aumento de 5,6%.
Alexandro Martello Do G1, em Brasília

Os estados de Rondônia e de Goiás foram aqueles que apresentaram maior crescimento percentual dos empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho. Ao todo, foram geradas 1,47 milhão de vagas em todo país nos seis primeiros meses deste ano.
Os números mostram que o estado de Rondônia foi o que mais apresentou elevação, com aumento de 8,31% sobre os seis primeiros meses de 2009. No acumulado deste ano, foram abertas 16,7 mil vagas em Rondônia. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, isso se deve às obras de duas usinas hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau), ambas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
No caso de Goiás, o crescimento na geração de empregos foi de 7,63% nos seis primeiros meses de 2010, para 70,1 mil postos formais. Lupi explicou que, neste caso, a expansão está ligada à agricultura e agropecuária. Outros estados que apresentaram taxas de crescimento do emprego elevadas são Minas Gerais (+6,6%), Piauí (+6,1%), Tocantins (+5,6%), Maranhão (+5,4%), São Paulo (+5%) e Rio Grande do Sul (+4,7%), entre outros.
Maior número de vagas abertas
O Ministério do Trabalho informou ainda que, se for levado em conta somente o número de vagas abertas, e não o crescimento registrado no primeiro semestre, os destaques foram: São Paulo (+545 mil vagas), Minas Gerais (+232 mil vagas), Rio Grande do Sul (+104 mil postos formais), Paraná (+100 mil postos), Rio de Janeiro (+88,5 mil empregos com carteira), Goiás (+70,1 mil vagas) e Santa Catarina (+66,2 mil empregos).

Regiões
Por regiões, o destaque ficou por conta do Centro-Oeste, que registrou o maior crescimento no número de vagas abertas (+5,6%). Em segundo lugar no ranking de elevação dos empregos criados no primeiro semestre, aparece a região Sudeste (+4,9%), seguida pela região Sul (+4,5%), pelo Norte (+4,17%) e pela região Nordeste (+2,2%).
Em números absolutos, a região que mais gerou empregos nos seis primeiros meses deste ano foi a Sudeste, com a abertura de 894 mil vagas. Em segundo lugar, ficou a região Sul, com a geração de 271 mil empregos formais, seguida pelo Centro-Oeste (+136 mil empregos formais), pelo Nordeste (+113 mil vagas abertas) e pelo Norte (+58 mil postos de trabalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters