sexta-feira, setembro 10, 2010

Apedrejamento suspenso

Apedrejamento suspenso
Teerã reavalia sentença de Sakineh, mas comunidade internacional mantém protestos
Graça Magalhães-Ruether* - Correspondente • BERLIM – O Globo
 Pouco mais de dois meses após uma intensa campanha mundial pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada à morte por adultério e envolvimento no assassinato do marido, autoridades suspenderam ontem a sentença de apedrejamento que seria aplicada à mulher. O Ministério das Relações Exteriores voltou a afirmar, no entanto, que o caso não deve ser tratado como uma questão de direitos humanos. O filho de Sakineh, Sajjad Chaderzade, de 22 anos, reagiu logo após o anúncio, apelando à Turquia e ao Brasil para que não deixem de lutar pela libertação da sua mãe.
À líder da Comissão Internacional contra o Apedrejamento, Mina Ahadi, Sajjad afirmou que não via novidade nas declarações da chancelaria. Para ele, seria importante não apenas uma suspensão para a nova avaliação.
Quase quatro semanas depois de ter visto a mãe pela última vez, ele continua preocupado com a situação.
— Há três semanas tentam transformar o caso em acusação de assassinato.
Suspender a sentença de apedrejamento não é o bastante. Eles querem ainda executar a nossa mãe. Eu peço à Turquia e ao Brasil que continuem a campanha pela sua libertação — afirmou, por telefone.
Celso Amorim vê influência de Lula
O anúncio foi feito à emissora iraniana Press TV pelo porta-voz da Chancelaria, Ramin Mehmanparast. Reagindo aos protestos internacionais, ele ironizou, dizendo que se condenação de assassinos fosse um problema de direitos humanos o Ocidente deveria libertar todos os seus criminosos.
— O veredicto em relação ao adultério foi suspenso e está sendo reavaliado, e a sentença por cumplicidade no assassinato está em processo — disse Mehmanparast.
A Anistia Internacional chamou de “insuficiente” a suspensão e anunciou que vai continuar os protestos: “Há um risco enorme de que estejam fabricando provas para que possam condená-la à morte e para que a comunidade internacional se desmobilize”, destacou Esteban Beltrán, um dos diretores da organização.
No Brasil, o chanceler Celso Amorim falou sobre a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu a Teerã a suspensão completa da pena de morte.
— Acho que é positivo que tenha sido suspenso. É apenas um passo.
Sempre atuamos com muito cuidado nisso. A maneira de defender a melhora real das pessoas não é com estridência e nem com a condenação fácil. É mantendo atitude de diálogo, que é o que fazemos.
Não atribuímos só a nós.
Mas as gestões do presidente Lula terão tido um peso no que aconteceu, como teve até hoje.
O Parlamento Europeu também exigiu a suspensão completa da sentença.
Em uma decisão anunciada em Estrasburgo, o Parlamento instou uma avaliação aprofundada do caso, exigindo também a suspensão da pena de morte para condenados de menos de 18 anos, referindo-se ao caso de Ebrahim Hamidi, que foi condenado por homossexualismo aos 16 anos.
*Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters