sexta-feira, setembro 24, 2010

O pilar da liberdade

O pilar da liberdade
Roberto Freire - BRASIL ECONÔMICO
Desde seu surgimento na Ágora ateniense, a democracia se distinguiu como um sistema de governo que sempre teve por base a autonomia de seus participantes e a liberdade de expressão.
Local de exercício do logos - capacidade de por meio da palavra e do pensamento, influir na organização da cidade -, a polis grega foi o lócus da emergência das mais fundas tradições do mundo ocidental: a ideia de liberdade como norma para participação da política e do livre pensar como definidor da cidadania.
Desde então, até sua consolidação como sistema de governo adotado por nossa tradição ocidental, muitas lutas foram travadas ao longo da história da humanidade, até que os ideais de autonomia e liberdade fossem transformados em valor inquestionável e conquista do humanismo.
Não por acaso, todo governo autoritário, ou com essa vocação, a primeira coisa que busca de forma persistente é tentar tornar letra morta o preceito da liberdade de expressão e obstar a liberdade de imprensa, como primeiro e inevitável passo para cercear a própria atividade política, materializada no Parlamento.
Em nosso país, a liberdade de imprensa sempre foi um estorvo para forças não democráticas, justamente pelo papel que sempre representou de instrumento da cidadania ao denunciar seus abusos contra a ordem democrática, quando na gestão do Estado.
Não por acaso, a intelligentsia do PT, bem como suas mais destacadas lideranças, desde sua fundação sempre teve a imprensa como inimiga de seu projeto de poder.
Como ficou evidente, logo após a posse de Lula, atente-se para os primeiros projetos de lei visando "regular" o exercício do jornalismo no país, por meio da criação de um Conselho Federal de Jornalismo e Conselhos Regionais de Jornalismo, integrados por jornalistas com a atribuição de "orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de jornalista e da atividade do jornalismo".
Sem falar do desejo de expulsar do país o correspondente do New York Times, Larry Rohter, por conta de suas matérias que muito desagradaram ao presidente Lula, usando para tanto a legislação oriunda da ditadura militar, de triste memória.
O fato é que depois do mensalão, e dos variados casos de corrupção no governo, coroado agora com mais um escândalo envolvendo diretamente a Casa Civil, responsável pela articulação política do governo, o PT, a partir do presidente da República, e suas entidades cooptadas decidiram partir para o ataque direto contra a imprensa e a liberdade de expressão.
No exato momento em que se avoluma uma série de denúncias que põem a nu a estrutura de funcionamento do governo Lula, sem que sejam desmentidas, todo seu governo é mobilizado contra a missão essencial de todo jornalismo, que é de informar a sociedade. E coloca-se frontalmente contra o direito constitucional de liberdade de expressão, ameaçando de forma clara o Estado de Direito, tão duramente conquistado.
Sabemos, por experiência própria, que sem liberdade de imprensa não existe sociedade livre! A hora, pois, é de mobilização em defesa da democracia!
Roberto Freire é presidente do PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters