terça-feira, junho 01, 2010

A bola "patricinha"

A bola "patricinha"

Robson Martins, especial para a Gazeta do Povo – PR - 01/06/2010

Felipe Melo faz polêmica analogia para opinar sobre a qualidade da Jabulani. Campeão em passes na seleção, ele diz que produto da Adidas não é “mulher de malandro” Na seleção de Dunga, ele tem autoridade para falar mal da polêmica bola. O volante é quem mais passes distribuiu na equipe atual. Segundo o Datafolha, são 46 por jogo. Conforme dados da Fifa, na Copa das Confederações do ano passado, executou em média 60 toques por duelo. O jogador da Juventus conseguiu ontem fazer uma declaração inusitada. Ao dizer que a Jabulani é como uma Patricinha, “não gosta de ser chutada” e as bolas anteriores são co mo mulheres de malandro, “gostam de ser chutadas”, o titular de Dunga desferiu o mais forte ataque ao produto da Adidas.

Repercussão
Ontem o volante Felipe Melo fez um discurso politicamente incorreto, algo incomum no grupo comandado por Dunga, ao falar sobre a Jabulani, a nova bola que será utilizada na Copa do Mundo. “Digamos que a bola normal é como mulher de malandro: você chuta e ela está ali, legal. Essa bola da Copa é estilo patricinha: não quer ser chutada”, disparou o atleta da seleção.
A brincadeira do jogador brasileiro não foi muito bem aceita por algumas pessoas. Uma delas é a delegada Sâmia Cristina Coser, da delegacia da mulher de Curitiba. “Infelizmente, alguns tratam este assunto fazendo piada. Enquanto isso, tem mulheres morrendo por causa da violência doméstica”, criticou.
A delegada repudiou que tal pensamento tenha sido expressado por um representante brasileiro na Copa do Mundo. “Ele devia ser um exemplo e não fazer esse tipo de declaração infeliz”, lamentou Sâmia, lembrando que inclusive as “patricinhas” têm procurado a delegacia para reclamar de maus tratos dos companheiros. “Ao fazer brincadeira com uma coisa séria, ele está desrespeitando o assunto e fomentando esse conceito.”
Justamente o estereótipo preocupa Bia Barbosa, integrante da Articulação mulher e Mídia, uma rede de ONGs que discutem a imagem da mulher nos meios de comunicação. “É complicado legitimar esse tipo de preconceito, que já existe, de que algumas mulheres gostam de ser chutadas. Isso se torna um obstáculo para chegarmos a uma igualdade de gênero na sociedade”, afirmou, lembrando que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil.
Antes, o goleiro Júlio César e o atacante Luís Fabiano já ha viam reclamado do produto – o último a chamou de “sobrenatural”, o goleiro foi direto: “Horrível”.
O porta-voz da Adidas, Thomas van Schaik deu ontem a versão da empresa. “Começamos a usá-la [a Jabulani] em dezembro em uma ampla variedade de ligas e todas as respostas que tivemos foram positivas. Além disso, distribuímos modelos para todas as seleções para que possam se acostumar e, pelo que parece, não aproveitaram a oportunidade.”
As palavras de Felipe Melo foram justamente as mais duras, assim como boa parte de sua entrevista. O jogador estava visivelmente irritado com notícias de uma suposta discussão entre ele e Kaká no treino de sábado.
Jornais italianos chegaram a afirmar que o astro do Real Madrid poderia ficar fora da Copa por conta de uma entrada de Melo. Após uma falta cometida por Robinho, Kaká reagiu tirando a mão do camisa 5, que estava ao lado e levemente tocou na sua cabeça.
“Estou focado na Copa, mas caberia até um processo. Passaram uma imagem de mau-caratismo meu. Com o Kaká voltando de lesão, jamais faria isso de ariscar machucá-lo”, de fendeu-se.
Segundo Melo, a imprensa italiana adora “sacanear as pessoas”, mas o fato de a notícia ter saído do treino do Brasil, deixou o atleta ainda mais irritado com o prejuízo da sua imagem.
“Isso saiu do Brasil, não me lembro de onde, mas foi daqui. Até meus familiares me questionaram, ‘O que você fez com o Kaká?’. E eu não fiz nada. Foi sacanagem”, afirmou, nitidamente irritado. Na entrevista furiosa de um dos queridinhos de Dunga, sobrou até para a seleção argentina. Após uma pergunta de um jornalista do país de Maradona sobre a visão da equipe de Messi entre os jogadores do selecionado canarinho, o volante provocou. “Respeitamos a Argentina tanto agora quanto respeitávamos nas Eliminatórias quando ganhamos por 3 a 0 [na verdade 3 a 1]. Eles farão uma grande Copa do Mundo, mas certamente ficarão atrás do Brasil”, cravou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters