sábado, junho 12, 2010

PSDB e DEM aplicaram uma rasteira em Gabeira

PSDB e DEM aplicaram uma rasteira em Gabeira
Xico Vargas - 11-06-2010
A contabilidade da votação da emenda Pedro Simon é clara: além da inestimável ajuda à tunga contra o Rio de Janeiro na questão dos royalties do petróleo, DEM e PSDB aproveitaram a madrugada da quinta-feira, 10, no Senado para jogar um balde de sal na candidatura de Fernando Gabeira ao governo. Tudo bem que as duas legendas não tiveram competência para emplacar nesta legislatura um senador fluminense que votasse pelo Rio, mas apedrejar o estado em bloco é realmente muita cegueira política.
Sabe-se que no Rio o PSDB é anêmico e o Democratas não vai muito além do ilusionismo produzido por Cesar Maia. Não por outro motivo, inclusive, os dois se engancharam no charme de Gabeira para disputar o governo com algo que se assemelhe a uma chapa. Depois do bonito que fez na campanha para a prefeitura, o verde entrou de vez na mira dos tucanos fluminenses. É o melhor truque para manter respirando um partido que começou a se desmilinguir no estado quando a tropa de Marcello Alencar tomou a legenda de assalto. Mas isso é outra história.
A campanha para o governo nem começou, mas até a semana passada o quadro oscilava assim: Cabral estava muito bem no Rio e, com vantagem, dividia o interior e a Baixada Fluminense com Garotinho. Gabeira tinha espaço para crescer no Rio e na Baixada, e mal se ouvia seu nome no interior. Aí, o longo braço da lei fechou-se em torno do pescoço de Garotinho e mudou tudo.
Se o marido de dona Rosinha ainda conseguir emplacar uma candidatura – o que ainda parece muito difícil – estará de qualquer maneira com a espada sobre a cabeça. Gabeira caminhava para ser a única oposição válida a Sergio Cabral. Poderia ter sido se os senadores dos dois maiores partidos que lhe patrocinam a candidatura não tivessem enfiado a goela grande nos royalties para posar de bacanas em outubro. Derrotam o Rio e nem de longe resolvem os problemas de seus estados. Com aliados assim Gabeira, realmente, não precisa de adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters