quinta-feira, agosto 05, 2010

57% são agredidas diariamente

57% são agredidas diariamente
Diário de Cuiabá - 05/08/2010 GABRIELA MOREIRA - Da Agência Estado – Rio

Quatro entre dez mulheres que recorrem ao Ligue 180, serviço da Secretaria de Política para as mulheres, são vítimas de agressão desde o início do relacionamento. A violência é diária em 57% dos casos e metade delas diz sofrer risco de morrer. Os dados são referentes ao período de janeiro a julho deste ano e representam um aumento de 112% no número de denúncias, em relação ao mesmo período de 2009. Os registros também mostraram que em 72% das situações as mulheres continuam a viver com os agressores. Já 14,7% dos autores da violência são ex-namorados ou ex-companheiros. 
Entre os crimes relatados estão violência física, moral, sexual, patrimonial ou psicológica. Dentre eles, os mais frequentes são lesão corporal e ameaça, representando, juntos, 70% das ligações Em todo o País, as ligações subiram de 161,8 mil para 343 mil. 
Para a secretária de enfrentamento da violência contra a mulher, Aparecida Gonçalves, o que aumentou foi a coragem das vítimas. "O Ligue 180 não é a Polícia e isso deixa as mulheres mais encorajadas a falar", disse, explicando que o serviço não tem perfil de denúncia, mas de encaminhamento. 
"Não levamos a queixa à polícia, mas orientamos as mulheres a buscar ajuda, seja em centros de referência para apoio psicológico, seja em hospitais, caso estejam machucadas, e damos informações sobre como denunciar à Polícia e à Justiça", afirmou 
LEI
Neste mês, a chamada Lei Maria da Penha (11.340) completa quatro anos. Para Aparecida Gonçalves, a cultura machista ainda é um empecilho na aplicação da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters