quinta-feira, agosto 05, 2010

Cuba continua na lista americana de patrocinadores do terror

Cuba continua na lista americana de patrocinadores do terror

WASHINGTON, 5 Ago 2010 (AFP) -Cuba deu refúgio e apoio aos grupos ilegais colombianos Farc e ELN, mantendo-se junto a Irã, Síria e Sudão na lista de países patrocinadores do terrorismo, divulgada nesta quinta-feira pelos Estados Unidos.
O governo de Cuba "continuou dando refúgio a membros das Farc, ELN e ETA", considerados terroristas pelos Estados Unidos, "fornecendo a eles apoio logístico e médico", informou o relatório do Departamento de Estado, que avalia a cooperação antiterrorista com os Estados Unidos durante 2009.
Os Estados considerados patrocinadores do terrorismo não podem receber ajuda econômica dos Estados Unidos nem gozar de benefícios comerciais ou tratados financeiros, entre outras proibições.
Os Estados Unidos reconheceram que não têm "evidências de financiamento direto de Cuba a organizações terroristas durante 2009".
No entanto, a ilha comunista continuou "permitindo que fugitivos dos Estados Unidos vivessem legalmente" no país, entre eles, assassinos condenados e sequestradores, afirmou o texto.
O relatório do Departamento de Estado é divulgado em um momento em que o governo de Barack Obama voltou a se afastar de Cuba, depois de tentativas de se aproximar de Havana, com quem não têm relações formais há meio século.
Obama retirou as restrições de viagens e envios de remessas de cubanos radicados nos Estados Unidos à ilha, assim como retomou o diálogo migratório e de intercâmbio postal direto, mas afirmou que o embargo contra Cuba será mantido até que ocorra uma "abertura democrática do regime".
Mas nos últimos meses, ambos os países acirraram as críticas mútuas, sobretudo depois da prisão em Havana em dezembro passado de um americano acusado por Cuba de crimes graves, e a insistência do pedido de Washington para que a ilha liberte todos os presos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters