quinta-feira, agosto 05, 2010

Reforço gaúcho para a reconstrução do Haiti

Reforço gaúcho para a reconstrução
Zero Hora - Porto Alegre/RS

Emoção marcou despedida das dezenas de militares de quartéis do Estado que embarcaram para a missão de paz no Caribe.
O aeroporto civil da Base Aérea de Santa Maria foi palco de uma despedida emocionada no começo da tarde de ontem. Um contingente de 101 militares oriundos de quartéis gaúchos embarcou pouco depois do meio-dia em direção ao Haiti, onde o grupo vai atuar durante seis meses na missão de paz das Nações Unidas – e ajudar a reconstruir o país, devastado pelo terremoto de janeiro.
Os sorrisos estampados e a quantidade expressiva de bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul empunhadas deram a dimensão do orgulho de quem seguia para a missão. As demonstrações de carinho em relação aos familiares que se despediam deles eram comoventes.
– Digam para minha mãe que eu a amo e volto para casa em fevereiro – gritava o soldado Rodrigo Bitencourt, 23 anos, que serve no 12º Batalhão de Engenharia de Combate de Alegrete, enquanto caminhava em direção ao avião KC-137 da Força Aérea Brasileira (FAB).
O sargento Aimoré Vargas, 43 anos, de São Gabriel, não sabe bem o que o espera no Haiti, mas já atuou fora do Brasil. Há 15 anos, ele integrou outra missão internacional de paz, em Angola.
– A expectativa é a melhor possível, porque vamos ajudar o povo haitiano. A parte complicada é a distância da esposa e dos dois filhos – afirmou Vargas, pouco antes do embarque.
Para o capitão Paulo Norberto Silva, 36 anos, a despedida da mulher foi cheia de abraços e beijos. É a primeira vez que ele embarca para o Haiti, mas já tem a certeza de que viverá uma experiência única. Assim como seus colegas do 6º Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel, Silva vai se integrar à 13ª Companhia de Engenharia no Haiti.

Esses militares são carpinteiros, bombeiros, eletricistas e operadores de máquinas que vão trabalhar na reconstrução de estradas, na recuperação das instalações elétricas de hospitais e escolas e no tratamento de água para distribuir à população. Além de militares de São Gabriel e Alegrete, também havia representantes de Cachoeira do Sul. O grupo retorna ao Brasil no início do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters