quinta-feira, outubro 21, 2010

Brasil negro

Brasil negro
ANCELMO GÓIS – O Globo
Pesquisa da ONG Educafro, de frei David dos Santos, mostra que esta eleição dobrou o número de negros no Congresso. Em 2006, dois negros se elegeram senadores. Agora, foram quatro. Os deputados eleitos há quatro anos eram 12. Agora, 22.
Segue... A pesquisa se baseou nas fichas do TSE em que os candidatos declaram sua raça. Os únicos partidos grandes que não elegeram negros foram DEM e PSDB.
Política da Igreja Foi grande surpresa a indicação de Dom Raymundo Damasceno para cardeal. Ele foi preterido há seis anos, quando ficou com a arquidiocese de Aparecida, considerada secundária, com menos de 30 paróquias. Mas se impôs e virou cardeal na frente dos arcebispos de Brasília e Belo Horizonte.
Agora... A aposta é que o próximo cardeal brasileiro será Dom Orani Tempesta, do Rio.
Caso médico O deputado Jorge Picciani teve alta ontem do Hospital Barra D’Or, no Rio.
No mais Chico Buarque disse que uma das razões de seu voto em Dilma é o desejo de ter uma presidente que fale grosso com os EUA. Nada contra. Pode apostar. Mas o mundo roda. Hoje em dia, é preciso engrossar a voz é com a China, cuja política cambial é responsável por boa parte da perda de competitividade dos produtos brasileiros no exterior.
Bibas da favela A Rocinha, a grande favela carioca, vai ter sua primeira parada gay. A festança cor de rosa será domingo agora, dia 24, na Rua 1. Começará às 16h, com show de drags queens. O padrinho é o festeiro David Brazil.
Dou-lhe uma, dou-lhe duas... ESTE QUADRO, “Praia de Valência”, que traz a assinatura de Joaquin Sorolla Y Bastida (18631923), será leiloado dia 9 de novembro por Horácio Ernani. É determinação do juiz Fernando Viana, da 3aVara de Órfãos e Sucessões. O último quadro desse artista espanhol leiloado na Sotheby’s foi arrematado por 1,4 milhão de euros. Mas este aqui foi avaliado por baixo — uma mixaria de R$ 100 mil. É que três marchands brasileiros não conseguiram atestar sua autenticidade. Mas veja que curioso. A tela era da aposentada Astréa Gomes, falecida em 2001 e sem herdeiros. Além do quadro, Astréa deixou algo em torno de R$ 20 milhões de herança para oito sortudos, incluindo duas entidades respeitáveis — o Retiro dos Artistas e o Instituto dos Cegos Helen Keller
Questão do aborto Um manifesto que condena a forma como os candidatos trataram a questão do aborto no 2oturno e pede para o tema ser discutido no futuro governo corre a internet para ser entregue a Dilma ou Serra depois da eleição. É assinado por intelectuais, ONGs e gente de universidades brasileiras, da América Latina e até da Europa, dos EUA e do Canadá. Já tem 5.500 assinaturas.
Segue... As assinaturas são colhidas em https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFBZTWZmeUlQTUhvaUZJeVM3bzROdHc6MQ.Calma, ‘Economist’ Veja como a “The Economist” gosta de viver perigosamente. Depois de dar capa antecipada à “vitória” de Dilma no 1oturno, a revistona britânica, em matéria sobre “erro das pesquisas” em 3 de novembro, diz que a petista deve vencer agora.
O macaco tá certo A 2ª Câmara Criminal do TJ do Rio vai julgar um pedido de habeas corpus em favor de um... chipanzé. Foi impetrado por algumas ONGs e associações científicas de defesa de animais, que alegam que o primata Jimmy não pode viver no zoológico. É que... Estudos comprovariam que o animal precisa de espaço.
Morro dos Prazeres Duas casas em área de risco no Morro dos Prazeres, no Rio, de famílias que resistiam à mudança, serão demolidas hoje pela subprefeitura do Centro. Um deslizamento em abril, ali, causou a morte de 33 pessoas.
Crime e castigo A 4ª Câmara Criminal do TJ do Rio manteve a sentença que condenou a procuradora aposentada Vera Lúcia Santana a oito anos e dois meses de prisão em regime fechado. Ela é acusada de torturar uma menor de 2 anos.
Quem dá mais? Pode ir a leilão judicial a marca “Jornal do Brasil”. Os pregões serão dias 8 e 22 de novembro na 56aVara do Trabalho do Rio.
Paes Buracão Ontem, por volta de 10h, um motorista da linha 415 (UsinaLeblon) apostou com o trocador que passaria por “dez buracosmolas” entre a Rua Hadock Lobo e a Av. Presidente Vargas. “Buraco-mola”, explicou, são os buracões. No trecho, acredite, foram... 12. Alô, Eduardo Paes!
EIKE SEMPRE Ele Batista, de cabelo novo, exibe seu PACC (Programa de Aceleração do Crescimento Capilar) na Beaux, clínica de beleza que abriu com a mulher, Flávia Sampaio, na Barra. Na festa, o casal recebeu a atriz Cleo Pires. Aliás... veja a foto abaixo
A FÁBRICA DE filhas lindas de Glória Pires não parou em Cleo. Aqui, a atriz, no ar na reprise de “Vale tudo”, posa com sua Antônia na estreia de “O pintor”, no Teatro Leblon
PONTO FINAL O senador Francisco Dornelles disse que os prefeitos do Rio que não aumentarem a votação de Dilma em seus municípios perderão verba do governo do estado. Parece uso indevido da máquina pública.
E é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters