quinta-feira, outubro 21, 2010

A China e os outros

A China e os outros
ANTONIO DELFIM NETTO
O mundo vive um momento muito delicado. De um lado, é evidente que estamos caminhando para o que o ministro Mantega chamou de "guerra cambial", estimulada pela necessária desvalorização do dólar americano, acompanhada por um tremendo peso "vivo", que é a rigidez da moeda chinesa, o yuan, em relação a ele.
Em termos de paridade do poder de compra de 2009, a economia da China é da ordem de 12,5% do PIB mundial.
Como é evidente, se o yuan realmente flutuasse, o ajuste do dólar teria de ser muito menor, e a acomodação do mundo, menos custosa.
De outro, o governo chinês primeiro nega que o yuan esteja "desvalorizado" (mas acha que o dólar está!) e, depois, faz um apelo "humanitário": se ele valorizar o yuan, muitas empresas falirão e muitos chineses ficariam desempregados e teriam de voltar para o campo, criando uma instabilidade social incontrolável num país com 20% da população do planeta!
Eis o dilema cruel: ou os outros 80% da população mundial se conformam em sacrificar o seu crescimento e bem-estar para manter o Partido Comunista Chinês no "controle" das tensões sociais crescentes, ou ele deve ser constrangido a seguir as boas normas de convivência internacional (ajustando sua política cambial e reduzindo seus subsídios à exportação, por meio de medidas claras e transparentes).
Não se trata de um problema político. É preciso convencer a China de que, com os recursos e a tecnologia hoje disponíveis, o mundo não tem como acomodar seu crescimento de 9% ou 10% ao ano por muito mais tempo, à custa de violação das boas regras de convivência econômica internacional que atingem os outros.
Trata-se, no fundo, de um problema moral e físico.
Todos torcemos para que a China cresça à maior taxa possível e atenda com a maior rapidez às necessidades de sua população. Desde que o faça dentro das mesmas limitações impostas a todas as outras nações: sem truques nem artifícios que lhe permitam continuar a resolver seus problemas transferindo-os para seus parceiros.
É preciso reconhecer (e invejar!) a competência da administração chinesa e como ela aproveitou sua simbiótica relação com as empresas americanas, às quais os EUA abriram o seu mercado por motivos estratégicos. Ela é hoje a segunda economia mundial e a primeira exportadora. Tem um mercado interno cuja expansão é o sonho de todo investidor. É isso o que lhe dá a arrogância com que trata as dificuldades dos outros.
O pequeno problema é que ela, cada vez mais, precisará do altruísmo... deles!
contatodelfimnetto@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters