sexta-feira, outubro 01, 2010

Documento único

Documento único
O Título de Eleitor nacional com foto fecharia essas brechas. Aliás, o que resolveria mesmo seria o tal documento único de identificação. Uma boa ideia, nunca implementada
Por Alon Feuerwerker – Correio Braziliense
 De tudo se aproveita algo. As turbulências no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a exigência de dois documentos do eleitor produziram a constatação lógica: o Título é dispensável. Se o sujeito pode votar só com a Carteira de Identidade (ou outro documento oficial com foto), para que mesmo o Título de Eleitor?
Mas há outro debate, tão urgente quanto. O Brasil precisa de um recadastramento eleitoral, como aconteceu um quarto de século atrás, no nascimento da Nova República. Antes, para quem não lembra, não tinha nascido ou não ouviu falar, o Título era um papel com foto, para o mesário anotar o comparecimento.
No recadastramento dos anos 1980 tiraram a foto, reduziram o tamanho e agora a ideia é implantar universalmente a verificação digital.
A infraestrutura eleitoral brasileira é boa, mas poderia melhorar. Uma providência desejável seria imprimir todos os votos, para a possível checagem. O eleitor veria o voto impresso antes do “confirma”. Seria possível recorrer de um resultado e haveria meios práticos — os votos impressos — para tirar as dúvidas.
Hoje não tem válvula de escape. Como fazer uma recontagem dos votos eletrônicos? E se houver fraude no recolhimento dos votos? E se houver fraude na totalização?
O tribunal garante que essas coisas são impossíveis de acontecer, que nosso sistema é inviolável. Não existe sistema 100% inviolável, existem os sistemas extremamente difíceis de violar. Os que ainda não foram violados.
Quem brigava muito pela implantação de backup impresso do voto eletrônico era Leonel Brizola. Quando morreu, a bandeira foi herdada pelo seu PDT. Nunca nenhum dos grandes partidos se entusiasmou pela ideia.
E será assim, até o dia em que houver uma crise real, com dúvidas razoáveis sobre o resultado da eleição e sem instrumentos para pacificar definitivamente a pendenga.
Mas importante mesmo é o recadastramento eleitoral. Na prática começou ontem no STF, quando os juízes decretaram informalmente a desimportância do atual título de eleitor. Qual o problema? O tribunal decidiu também que o eleitor pode usar qualquer documento oficial com foto, o que permite alguma margem de insegurança.
Ideal seria então um título de eleitor com foto, mas se todo mundo no Brasil precisa ter Carteira de Identidade, para que mesmo a duplicação de esforços? Será porque as cédulas de identidade regulares são estaduais? E não é que eu achei uma brecha na decisão do STF?
E se a pessoa tiver várias cédulas de identidade, emitidas por diferentes estados, não haverá o risco de votar mais de uma vez? Alguém explica?
O título de eleitor nacional com foto fecharia essas brechas. Aliás, o que resolveria mesmo seria o tal documento único de identificação. Uma boa ideia, nunca implementada.
Controle
De tudo o que se previu sobre a importância da internet nestas eleições, o resultado final ficou bem aquém.
Mas para uma coisa a internet funcionou. Como ferramenta de controle de qualidade sobre o discurso dos candidatos e o trabalho jornalístico.
São os freios e contrapesos em ação. Pode parecer pouco, mas já é muito.
Normalidade
Um impasse em torno de salários e benefícios de policiais desencadeou grave crise no Equador. O razoável é que a coisa acabe rapidamente, com a total prevalência da normalidade democrática.
A América Latina tem mostrado boa resiliência quando confrontada com tentativas de ruptura da ordem institucional, vindas da oposição ou do governo. Que o Equador siga o bom caminho.
Não há mesmo clima para golpes por aqui. Não têm apoio regional, nem em Washington. Quando a situação desanda, como em Honduras, a tendência das forças é recompor a normalidade em prazos curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters