sexta-feira, outubro 01, 2010

O último programa na TV

O último programa na TV
Dilma destaca Lula; Serra e Marina fazem apelo para chegar ao 2º turno
Cristiane Jungblut – O Globo
 BRASÍLIA. No último de dia do programa eleitoral na TV e no rádio antes da eleição de domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a principal figura do programa da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmando que a petista é quem "gosta dos pobres" e que votar nela é como votar nele. Já o candidato do PSDB, José Serra, tentou dar um tom mais emotivo ao seu programa, mostrando a família, e até cantando o trecho de uma musiquinha que cantava para os filhos quando pequenos. Atrás nas pesquisas, tanto Serra como a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, pediram diretamente aos eleitores que votem no domingo para levar a eleição presidencial ao segundo turno.
O programa do PT explorou à exaustão a imagem de Lula, que gravou cenas especiais em várias cidades do país, para fazer contraponto com Dilma, que aparecia em outras localidades. Dilma e Lula aparecem "dialogando", numa espécie de jogral, com ela se dirigindo o tempo todo a ele, o presidente. Enquanto a candidata falava de cidades como Ouro Preto (MG) e Salvador (BA), Lula aparecia em municípios do Sul do país.
Como já tinha feito no programa de rádio, Dilma prometeu respeitar as religiões e as convicções das pessoas, além do direito integral à vida. A candidata tem enfrentado resistência em setores religiosos, principalmente por causa de sua posição em relação ao aborto - ela já defendera no passado. No programa de Dilma, o presidente Lula pregou a continuidade.
- Você que acredita em mim e acha bom o meu governo, não tenha dúvida, vote em Dilma. Igual a mim, a Dilma gosta dos pobres, respeita a vida, a paz, a liberdade e as religiões. Votar na Dilma é votar em mim - apelou Lula.
Em seguida, Dilma também agradece a confiança de Lula e da população. E promete respeitar "as religiões e a vida" e governar "com paz e serenidade".
- No domingo, vamos decidir dois modelos de governo bem diferentes. O nosso modelo os brasileiros já conhecem. Renovo meu compromisso, se eleita, de governar com paz, amor e serenidade. De defender a democracia e a liberdade. De respeitar a fé, as religiões, as convicções das pessoas, a vida na sua dimensão plena - prometeu Dilma.
O programa da coligação do PT bate na tecla de que Dilma representa a "continuidade" e Lula ressalta que, com ela, o Brasil "não vai parar". Em dobradinha, Dilma e Lula intercalam inserções, falando das realizações do atual governo.
Já a principal mensagem do candidato tucano José Serra - que mostrou a família - foi pedir votos para ir ao segundo turno:
- No domingo, peço o seu voto. Vamos ao segundo turno e, se Deus quiser, à vitória.
Procurando se afastar da pecha de carrancudo, o tucano apareceu ao lado da mulher, Mônica, da filha Verônica - que teve o sigilo quebrado dentro da Receita Federal -- e dos netos cantando, visivelmente sem jeito, uma marchinha antiga de carnaval. O programa procura mostrar um candidato mais à vontade, pessoa comum, e com um tom mais emotivo.
Serra lê trechos da Bíblia e cantarola marchinha de Carnaval de 1937, chamada "Lig, lig, lig, lé", de Paulo Barbosa e Osvaldo Santiago. Mesmo afirmando ser desafinado, cantou o trecho: "Lig, lig, lé, chinês só come uma vez por mês...".
O locutor apresenta Serra como "o presidente que o Brasil merece e precisa". E Serra fez questão de falar que é um candidato com ficha limpa:
- Lutei muito para chegar onde cheguei (...), e pedir seu voto de cabeça erguida. Minha história de vida é íntegra, limpa. Vou governar somando e não dividindo - disse o tucano, que voltou a prometer salário mínimo de R$600 e reajuste de 10% a todos os aposentados.
O programa da candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, também teve o foco no segundo turno. O locutor diz que Serra vem caindo e que Marina é a única que "pode derrotar Dilma".
- Quero chamar todo mundo para essa onda verde - conclamou Marina, durante o programa.
No rádio, os programas da tarde de Serra e Dilma deixaram os ataques de lado e adotaram tom de despedida. Lula aparece falando o mesmo discurso utilizado na TV, assim como Dilma. A candidata do PV, por sua vez, diz que representa "o Brasil profundo" e "um Brasil jovem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters