segunda-feira, maio 31, 2010

Satélite tira foto inusitada de lua de Marte

Satélite tira foto inusitada de lua de Marte
A foto ao lado pode parecer muitas coisas. O que você acha que é?

No dia 7 de março, um satélite que voa ao redor de Marte flagrou um lado pouco conhecido de uma das duas luas do planeta, Fobos. Ela é rochosa e, pelo menos no lado fotografado, nem um pouco uniforme. 

Como a nossa lua, Fobos está virada sempre para o mesmo lado, por isso só algum veículo fora da órbita de Marte conseguiria ver tal lado fotografado. A nave Mars Express, da Agência Espacial Europeia, fez exatamente isso. A foto foi tirada em altíssima resolução e só foi publicada agora.

Em 2011, a Rússia enviará uma missão chamada Fobos-Grunt para aterrissar na lua marciana, coletar amostras de solo e retornar para a Terra para análises.

Fobos (medo) é uma lua de Marte e recebeu o seu nome de um dos ajudantes do deus romano da guerra, Marte. Fobos é um corpo escuro que parece ser composto à superfície por material do tipo C. É semelhante aos asteróides do tipo C (condritos carbonáceos escuros) que existem na cintura exterior de asteróides. Alguns cientistas especulam que Fobos e a outra lua de Marte, Deimos, são asteróides capturados. No entanto, outros cientistas apontam evidências que contrariam esta teoria. Fobos mostra padrões estriados que são provavelmente fracturas causadas pelos impactos que provocaram as maiores crateras desta lua.

Fobos foi descoberto há mais de 130 anos e faz lembrar um tubérculo de batata de 20 km com uma cavidade em forma de cratera e sempre com a mesma face voltada para Marte. A gravidade na sua superfície é tão pequena que uma pedra atirada para o alto jamais voltará e sumir-se-á nas profundezas do espaço. Além disso, em diferentes locais de Fobos a gravidade é diferente. Por isso, o impulso de desaceleração da sonda deverá ser muito bem calculado para que a sonda não passe ao lado do satélite. Estes aspectos dificultam os cálculos do esquema de pouso em cima de Fobos. Neste contexto, os dados telemétricos obtidos pela sonda “Mars Express” serão muito valiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters