quarta-feira, julho 28, 2010

Dia dos Pais na cozinha, uma nova forma de celebrar a data

Dia dos Pais na cozinha, uma nova forma de celebrar a data 

Comunique-se – SP - 27/07/2010
* Por Aline Rissatto Teixeira, nutricionista e gastróloga da ONG Banco de Alimentos.

De provedor do lar a coautor da educação dos filhos e da gestão da casa, o papel do pai na estrutura familiar se alterou significativamente no mundo contemporâneo. Motivados pela inserção da mulher no mercado de trabalho – que trouxe a necessidade de dedicar mais tempo às crianças –, os homens têm assumido múltiplos papéis para exercer plenamente a paternidade. Quando analisamos a evolução da figura paterna na sociedade, concluímos que a celebração do Dia dos Pais requer novas ideias e formas para homenagear esse “novo” pai. 
Diante desse pai participativo e atento ao cotidiano familiar, defendo que está na hora de inovar essa tradição de mais de 4 mil anos. Ao moldar um cartão em argila na antiga Babilônia – desejando boa sorte, saúde e longa vida ao pai – o jovem Elmesu não sabia que o gesto inspiraria futuras gerações a celebrar a data. No Brasil, a homenagem teve início em 1953, no Dia de São Joaquim, em 14 de agosto. Com o passar dos anos, o Dia dos Pais passou a ocupar o segundo domingo do mês de agosto; uma forma de criar datas fixas para fortalecer os laços familiares e fomentar o comércio.
Na prática, como essa inovação pode ser feita? Na minha opinião, incentivando a criação de uma nova cultura de associar a saúde à alimentação. Está na hora de os filhos “ensinarem” os papais a trocar o estresse, a “barriguinha proeminente” e o colesterol nas alturas por uma vida longe dos riscos das doenças cardiovasculares. Um dos presentes mais genuínos que podemos oferecer é mostrar que cuidar da saúde a partir da alimentação é algo extremamente importante para conquistar qualidade de vida de toda a família. Esse é um excelente presente para o Dia dos Pais!
Ao citar a qualidade de vida, é quase impossível não falar do delicioso bate-papo na cozinha enquanto preparamos uma receita especial. Pensando nesse prazer contido nas coisas simples da vida, a equipe da ONG Banco de Alimentos elaborou um cardápio repleto de receitas sustentáveis, saborosas e saudáveis que têm em comum o conceito de aproveitamento integral dos alimentos. 
Mas, antes de partir para o preparo e a degustação, tenho dicas básicas para que pais e filhos aproveitem o melhor de cada ingrediente.
• Inclua o licopeno – encontrado em alimentos de cor avermelhada, principalmente o tomate e derivados (molho, conserva, extrato etc) – na alimentação diária. Estudos apontam que o licopeno reduz o risco de câncer de próstata. 
• Adicione alimentos ricos em ômega 3 – castanhas (pará, nozes, amêndoas etc), peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha e bacalhau) e óleos crus (azeite extra virgem, óleo de canola, girassol etc) – na dieta diária. Esse composto nos auxilia a manter os níveis adequados de gordura no sangue, mantendo o coração forte e saudável. O ômega 3 colabora com a redução do colesterol ruim (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL) no organismo. 
• Incorpore o consumo de alimentos integrais (aveias, linhaça etc), verduras, legumes e frutas à dieta. Esses alimentos possuem boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras; auxiliam na melhora do funcionamento do intestino; regulam a taxa de açúcar no sangue e reduzem gorduras ruins. 
• Não devemos esquecer que além da polpa, as cascas, folhas, talos e sementes dos alimentos são importantes para o organismo, portanto, devem ser consumidas sempre. As partes que costumamos jogar fora possuem um rico valor nutricional. Em muitos casos, a concentração de nutrientes presentes pode ser muito maior se comparada às partes normalmente utilizadas. 
• Ao consumir as partes não convencionais dos alimentos, além de melhorar a saúde, você e a família ajudam a combater o desperdício de alimentos e a minimizar os efeitos da fome no Brasil. 

MiniRoulades de casca de berinjela  ao pesto de folhas e talos
Ingredientes: casca de três berinjelas médias; meio pote de cream cheese; quatro tomates secos picados; quatro colheres de chá de azeite; talos de espinafre; folhas e talos de manjericão; e sal a gosto.
Pré-preparo: descasque as berinjelas, tempere as cascas com um pouco de sal e azeite. Como a polpa não será utilizada nesta receita, guarde-a para outras receitas. Corte as cascas em fatias grossas; higienize o manjericão e os talos de espinafre, e reserve.
Modo de preparo: coloque na grelha as fatias de casca de berinjela. Para o recheio, pique em fatias o tomate seco e adicione uma porção (quantidade à escolha) de cream cheese. Monte os MiniRoulades, enrolando as cascas de berinjela, uma a uma, em torno do recheio.
Rendimento: 20 porções

Chaud Frod de truta
Ingredientes Para o peixe: três filés de truta sem pele; suco de meio limão siciliano alho; cebola; páprica; pimenta; sal; e azeite a gosto.  Para o purê: uma cenoura com casca; talos de uma beterraba picadinhos; talos de rúcula picadinhos a gosto; casca de um quarto de laranja pera; um quarto de cebola; um alho; uma colher de sopa de azeite; uma colher de sopa de manteiga; uma colher de sopa de leite; e sal a gosto. Para o molho: um copo americano de suco de laranja pêra; uma colher de sopa de suco de limão siciliano; meia colher de sopa de amido de milho; 100 miligramas de leite; sal; pimenta; rama (talos) de cenoura picadinha a gosto.
Pré-preparo: corte cebola e o alho em cubinhos; deixe o peixe marinar na geladeira, por 20 minutos, temperado com suco de limão, alho, cebola, sal, páprica, pimenta do reino e azeite. Higienize e corte em cubos pequenos os talos de rúcula, beterraba e as cascas de laranja. Em uma panela, ferva água e cozinhe as cenouras, cortadas em rodelas médias, até ficarem macias (aproximadamente 20 minutos). Em seguida, passe pelo espremedor e reserve. 
Modo de preparo Para o purê: refogue a cebola e o alho no azeite; adicione os talos de beterraba, as cascas de laranja e os talos de rúcula (nesta ordem). Adicione sal a gosto. 
Para o molho: coloque em uma panela o suco de laranja e de meio limão até ferver; retire a espuma que irá formar em cima. Em um copo, dissolva o amido de milho no leite; vá adicionando aos poucos na panela até que o liquido engrosse em ponto de creme; acrescente a pimenta e o sal. Se achar que ficou ácido, acrescente uma pitada de açúcar. 
Para montagem: pré-aqueça o forno por 10 minutos; espalhe o purê nos três filés de truta, enrole e amarre-os com uma cebolinha. Asse em forno médio (180º) por 40 minutos. Após assado, coloque em um prato o molho de laranja e o peixe. Para decorar, coloque as ramas (talos)de cenoura, beterraba e rodelas de laranja. 
Rendimento: 3 porções.

Bolo de casca de mamão
Ingredientes: dois ovos; uma colher de sopa de fermento em pó; duas xícaras de chá de farinha de trigo; duas xícaras de chá de caldo de casca de mamão (vide modo de preparo); duas xícaras de chá de açúcar; polpa e semente de mamão; e duas xícaras de chá de açúcar para geleia. 
Modo de preparo: descasque o mamão maduro e leve as cascas ao fogo em uma panela com água; deixe ferver e depois que esfriar, bata no liquidificador. Reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas e acrescente açúcar aos poucos. Acrescente uma xícara de chá de caldo de casca de mamão, farinha de trigo e, por último e delicadamente, as claras em neve e o fermento. Coloque no forno (200ºC), em uma forma untada, até assar por aproximadamente 40 minutos. Depois de assado, vire a forma em um prato. 
Geleia: bata no liquidificador a polpa e as sementes do mamão com uma xícara de água. Adicione o açúcar em uma quantidade equivalente à total do liquido; mexa em fogo médio até apurar. Despeje essa geléia por cima do bolo e sirva com sorvete de creme.
Rendimento: 20 porções.
MAIS INFORMAÇÕES: 
Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters