quarta-feira, julho 28, 2010

Irã propõe termos para parar de enriquecer urânio, diz Turquia

Irã propõe termos para parar de enriquecer urânio, diz Turquia
País promete deixar de enriquecer urânio a 20% se acordo for aceito.
Teerã promete voltar às negociações da questão nuclear em setembro.
Da Reuters

O Irã prometeu que deixará de enriquecer urânio até os 20% de pureza se as potências mundiais concordarem com uma troca proposta de combustível nuclear, disse nesta quarta-feira (28) o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu - na foto.
Transmitida ao ministro turco no domingo, a oferta pode representar um presságio positivo para a retomada prevista das negociações em setembro entre o Irã e seis grandes potências mundiais, sobre o programa nuclear da República Islâmica.
A última vez em que o Irã negociou com as potências - Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha e Rússia - foi em outubro de 2009. Os seis países temem que o Irã esteja construindo armas nucleares em segredo. Teerã nega ter quaisquer planos nesse sentido.
Em fevereiro o Irã anunciou que começara a enriquecer urânio até um grau de 20% de pureza, contra cerca de 3,5% de pureza anteriormente, com isso suscitando receios de que possa estar planejando enriquecer urânio em graus ainda maiores e produzir material próprio para a fabricação de armas nucleares.
Desde junho, novas sanções foram impostas ao Irã pelas Nações Unidas, os Estados Unidos e, na segunda-feira, a União Europeia, reforçando as pressões sobre Teerã.
Uma das exigências formuladas nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU é que o Irã suspenda o enriquecimento de urânio em todos os níveis.
Em maio a Turquia e o Brasil mediaram em Teerã um acordo de troca de combustível nuclear iraniano, esperando que isso atrairia o Irã e as grandes potências de volta à mesa de negociações, mas as seis potências reagiram ao plano com frieza.
Davutoglu, que no domingo se reuniu com seus colegas iraniano, Manouchehr Mottaki, e brasileiro, Celso Amorim, disse que o Irã está disposto a dissipar as preocupações com relação a seu programa de enriquecimento, desde que a troca proposta de combustível nuclear siga adiante.
"Outra mensagem importante transmitida por Mottaki durante sua visita à Turquia foi que, se o acordo de Teerã for assinado e o Irã for suprido do combustível necessário para suas atividades de pesquisa, o Irã não continuará a enriquecer urânio a 20 por cento", disse Davutoglu em coletiva de imprensa concedida com o ministro do Exterior alemão Guido Westerwelle, que visitava o país.
Na segunda-feira o Irã enviou uma carta à Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, dizendo estar pronto a negociar os detalhes da troca de 1.200 quilos de seu próprio urânio enriquecido a 3% por 120 quilos de urânio enriquecido a 20%. Davutoglu pediu que sejam iniciadas no menor prazo possível as discussões sobre o assunto com o Grupo de Viena, composto pela Rússia, França, Estados Unidos e a Agência Internacional de Energia Atômica.
"As desavenças devem ser deixadas de lado, e as negociações entre o Grupo de Viena e o Irã devem ser iniciadas já", disse ele. "À medida que forem feitos avanços nessas negociações técnicas, os dois lados passarão a confiar mais um no outro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters