quarta-feira, julho 28, 2010

Personalidades que subvertem a lógica do Twitter

  
“O Twitter é uma ferramenta de comunicação que possibilita a interação e aproximação das pessoas”. Com essa frase, Jack Dorsey, um dos fundadores da empresa, tentou resumir o papel da rede de mensagens de até 140 caracteres. Na prática, diversas razões levam as pessoas a criar perfis: seguir políticos e celebridades, fazer promoções, ganhar dinheiro. Em todas elas, contudo, em geral prevalece a lógica da troca.
É claro que tem gente que subverte a lógica da rede, tentando unicamente garantir o seu “terreno virtual”. Angelina Jolie é a mais recente personalidade a ingressar no ambiente da comunicação virtual visando apenas “dizer” (ou melhor, escrever) – e não ouvir (cultivar seguidores, retuitar – interagir, enfim). A mulher de Brad Pitt não segue ninguém e mantém suas mensagens, se é que elas existem, bloqueadas.
Confira a seguir perfis de algumas personalidades que fogem dos princípios do site – produzir mensagens, acompanhar o que outras pessoas têm a dizer, trocar ideias e interagir.
O líder espiritual Dalai Lama se mostra intocável na ferramenta: produz mensagens quase que diárias sem link e não segue ninguém. Seu índice de generosidade (calculado a partir do hábito de retuitar posts de outros perfis) é zero, segundo medição do site Twitalyzer.
O novo técnico da seleção brasileira é o segundo perfil mais popular do país no Twitter, com mais de 1,4 milhão de seguidores. A exemplo do Dalai Lama, não segue ninguém, muito menos replica tweets alheios.
O comediante e apresentador americano é exemplo do perfil que não distribui links. Resultado: não interage com nenhum dos seus mais de 1,2 milhão de seguidores. O mais inusitado é que O´Brien – que já foi roteirista dos Simpsons – segue apenas uma pessoa. E de forma aleatória. A escolhida foi Sarah Killen, que pouco tempo depois virou uma celebridade virtual.

“Tô aqui de volta pra deixar claro que não quero e não vou processar o Twitter. Sou contra a censura, mas sou a favor do respeito. Fui.” Quem acompanha a rede de mensagens, considera esse tweet – o último de Xuxa Meneghel – uma das postagens mais engraçadas da rede. A apresentadora, que tentou criar passos digitais no microblog, abandonou o espaço em setembro. E nunca mais voltou. Mesmo assim, conta com mais de 380.000 seguidores. O mesmo acontece com o músico Dave Matthews. O cantor, que segue apenas três pessoas, não escreve um tweet desde fevereiro. Apesar do deserto virtual que marca seu perfil, mais de 800.000 pessoas o acompanham – ou melhor, aguardam novas mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters