quinta-feira, julho 22, 2010

Baixa atratividade financeira desestimula projetos em infraestrutura

Baixa atratividade financeira desestimula projetos em infraestrutura

SÃO PAULO - O retorno financeiro dos projetos de infraestrutura, considerado baixo pelas empresas do setor, e os altos juros dos financiamentos são os dois maiores obstáculos aos investimentos privados em obras públicas desta natureza no Brasil. Isso é o que mostra um estudo realizado pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Câmara Americana de Comércio (Amcham).
As 211 companhias, de todos os portes, consultadas também indicaram a baixa disponibilidade de crédito como um fator limitante de investimentos em obras públicas de infraestutrura no país.
Dentre as empresas consultadas, 86% apontaram a existência de obstáculos à concorrência do setor privado em projetos lançados pelo governo no Brasil. A falta de clareza na regulamentação é colocada por 37% dos entrevistados como o maior entrave, seguida por aspectos financeiros, destacados por 21% da amostra.
O atual modelo das Parcerias Público-Privadas (PPP ' s) é classificado pelos entrevistados como totalmente inadequado em diversos aspectos. No que se refere ao nível de dificuldade na gestão das PPP ' s, 38% das empresas consultadas reprovam o sistema em vigor. A clareza nas regras foi considerada inadequada por 54% das companhias, enquanto 47% delas afirmam que a disponibilidade de informações sobre os contratos não atende às suas necessidades.
O maior gargalo de infraestrutura no país, apontado por 54% dos entrevistados, está em logística e distribuição. Por isso, o transporte, tanto por terra quanto por mar e ar, é visto como o maior desafio a ser enfrentado pelas empresas brasileiras nos próximos anos. Já o governo, na avaliação das companhias, além de trabalhar a questão do transporte, deverá concentrar seus esforços também em energia.
Para 24% dos entrevistados, os investimentos públicos já anunciados em energia não serão suficientes para atender mais de 50% da demanda projetada para os próximos anos. O levantamento foi realizado em abril e maio deste ano.
(Francine De Lorenzo | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters