quinta-feira, julho 22, 2010

A força que, na água, atua contra a gravidade

Empuxo
A força que, na água, atua contra a gravidade
Maria Sílvia Abrão*
Especial para a Página 3 Uol - Pedagogia & Comunicação
Você já percebeu que conseguimos carregar mais facilmente uma pessoa dentro d'água do que fora dela, no ar? Parece que a pessoa fica mais leve quando imersa na água e fica mesmo. Existe uma força, conhecida como empuxo, que atua de baixo para cima, no sentido contrário ao da força da gravidade.
Portanto, apesar de a massa do corpo da pessoa que carregamos ser a mesma, dentro ou fora da água, o peso é menor dentro d'água, pois o empuxo tem sentido contrário à gravidade, diminuindo nosso esforço ao carregar o corpo em questão.
É a composição entre essas duas forças, gravidade e empuxo, que determinará se um corpo afundará ou boiará em um meio líquido.
Como o navio flutua?
Caso o peso seja maior que o empuxo, o corpo afunda; caso o empuxo seja maior, mesmo que seja colocado dentro da coluna d'água, o corpo subirá para a superfície.
Se as duas forças contrárias tiverem a mesma intensidade, isto é, forem iguais, o corpo ficará parado na coluna d'água.
Voltando, então, ao caso dos navios: O volume do navio está distribuído em uma grande área. Como grande parte do volume desse corpo está submerso, ele venceu a tensão superficial da água, deslocando determinada quantidade de água que tem peso superior ao peso do próprio navio. 
Por outro lado, temos o empuxo atuando nesse volume submerso. Com o seu peso total distribuído por uma grande área, o empuxo sobre esse corpo acaba sendo maior que seu peso total, fazendo o navio flutuar. Destas considerações podemos concluir que, quando uma navio está flutuando, em equilíbrio, na água, ele está recebendo um empuxo cujo valor é igual ao seu próprio peso, isto é, o peso do navio está sendo equilibrado pelo empuxo que ele recebe da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters