terça-feira, outubro 19, 2010

Petrobras em ritmo eleitoral

Petrobras em ritmo eleitoral
Exploração comercial de Tupi, maior campo do pré-sal, começará às vésperas do 2º turno
Lino Rodrigues Enviado especial – O Globo - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
Lula visita a Refinaria Henrique Lage (Revap),
em São José dos Campos
Foto:Ricardo Stuckert, Divulgação
 A exploração comercial do petróleo existente na camada do pré-sal na área de Tupi, na Bacia de Santos, deve começar entre os dias 27 e 29 de outubro — pouco antes, portanto, do segundo turno das eleições para presidente da República, que será no dia 31. O anúncio foi feito ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante inauguração das obras de ampliação da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP).
A previsão anterior era que a entrada em operação de Tupi — área na qual, estima-se, estejam as maiores reservas do pré-sal — iria ocorrer até o fim do ano.
Segundo Gabrielli, a produção em Tupi já havia começado de forma experimental em maio de 2009, com cerca de 14 mil barris de óleo por dia. Com o início da exploração comercial, a estimativa é extrair até cerca de cem mil barris por dia.
— Iniciaremos, pela primeira vez, a produção comercial do piloto de Tupi, que terá a capacidade de produção de até cem mil barris por dia.
É claro que isso não será obtido logo no início, mas é a capacidade — disse Gabrielli.
Feitos da empresa viram palanque
O presidente da estatal explicou ainda que a decisão de dar início à exploração comercial na próxima semana só aconteceu agora porque a Petrobras está passando para a fase de integração dos poços do campo de Tupi e, dependendo das condições do tempo, a exploração deve acontecer mesmo entre 27 e 29 de outubro.
Segundo o presidente Lula, a data vai ficar marcada na história da indústria petrolífera, por representar o futuro dessa atividade econômica.
Lula, em tom de brincadeira, disse que, se a segurança da Petrobras não fosse “cheia de frescura”, tomaria um banho de petróleo para comemorar a retirada do primeiro petróleo de Tupi.
— No dia 28 ou 29, não pode ser antes do dia 28, nós vamos pegar um helicóptero e entrar mar adentro, 300 quilômetros, e vamos pousar o helicóptero numa plataforma que está lá no bloco de Tupi e vamos arrancar o primeiro petróleo. A Petrobras tem um esquema de segurança cheio de frescura, porque por mim eu até tomaria banho de petróleo, mas eles acham que não pode. Eu fico imaginando: a gente vai buscar petróleo a quase sete mil metros de profundidade, uma coisa que estava guardada há 160 milhões de anos, ou seja, é uma coisa quase impensável de a gente acreditar — disse Lula.
Desde julho, o governo tentava antecipar a produção comercial de Tupi. Inicialmente, a ideia era adiantá-la para setembro, véspera do primeiro turno das eleições. Mas, por questões técnicas, os testes de longa duração que vinham sendo conduzidos no campo não permitiram tal antecipação.
O empenho para adiantar a produção comercial de Tupi se explica por seus números grandiosos.
Com reservas estimadas em cinco a oito bilhões de barris de petróleo — metade das reservas brasileiras atuais —, ele é a menina dos olhos do pré-sal. Foi em Tupi que a Petrobras fez as primeiras descobertas no pré-sal. A estimativa é que lá poderão ser produzidos até cem mil barris por dia de petróleo.
O volume é bem maior que os 40 mil barris de petróleo diários que serão produzidos até o fim do ano no campo de Baleia Franca, na porção capixaba da Bacia de Campos, que oficialmente inaugurou a produção comercial do petróleo do pré-sal em julho passado.
Com a antecipação da produção comercial de Tupi, a Petrobras volta a ocupar papel de destaque na campanha eleitoral. O processo de capitalização da empresa — concluído em setembro e pelo qual a estatal recebeu um aporte de R$ 120 bilhões — foi tema recorrente na campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Na semana seguinte ao primeiro turno, a cerimônia de batismo de mais uma plataforma da Petrobras, a P-57, também ganhou ares de palanque político, ao contar com a presença do presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters