sexta-feira, novembro 05, 2010

Cheque cruzado

Cheque cruzado
Renata Lo Prete - Folha de S. Paulo - 05/11/2010
A defesa da recriação da CPMF, feita por Lula em entrevista coletiva anteontem, foi a senha para que governadores colocassem na rua a pressão que já vinham fazendo nos bastidores por mais recursos para a saúde. Entre outros exemplos, eles lembram que as UPAs, exibidas na vitrine da campanha de Dilma Rousseff, têm dois terços de seus custos bancados pelos Estados, e apenas um pelo governo federal.
Já a presidente eleita, mais comedida ao tratar do tema quando sucedeu Lula nos microfones, tende a estudar várias opções de financiamento para o setor antes de pregar a ressurreição do imposto do cheque. Por ora, não quer assumir a "maternidade" da ideia.
Data e local Os trabalhos da equipe de transição começam oficialmente na próxima segunda-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil, que abrigou o núcleo do governo durante a reforma do Palácio do Planalto.
Por que não eu? Muitos dos aliados de Dilma discordam da escolha de José Eduardo Dutra para mediar o diálogo com as legendas da coalizão. Argumentam que, como presidente do PT, ele é porta-voz de um partido e, portanto, não teria a "neutralidade" necessária à função.
Boa vontade Do líder Henrique Eduardo Alves (RN), negando que seu partido conspire contra a ida de Antonio Palocci para a Casa Civil: "O PMDB o vê com muito bons olhos em qualquer posição do governo. Tomara que seja na melhor".
Paternidade Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, falava na reunião ministerial sobre os projetos que criam o cadastro positivo. Quando disse que um deles é "genérico", foi interrompido por Lula: "Ih, pode apostar que o Serra vai dizer que é dele...".
Queen Desde domingo passado, a melodia do hit "We are the Champions" é o toque do celular da assessora presidencial Clara Ant.
Pra inglês ver Do relatório preliminar do Orçamento que o senador Gim Argello (PTB-DF) entrega hoje constará a previsão de um salário mínimo de R$ 540. Ele tratou de acalmar as centrais sindicais, com as quais se reuniu ontem. Disse que, a depender de um acordo, o valor pode ser alterado via emenda.
Stand by Decreto de transição assinado ontem por Alberto Goldman (PSDB) suspende as contratações na administração direta, fundações e autarquias e proíbe a abertura de licitações, à exceção de situações emergenciais, até 31 de dezembro. Assinaturas e aditamentos de contratos são condicionados à anuência do governador.
Escalação 1 Ao contrário de Dilma, Geraldo Alckmin anunciará sua equipe aos poucos. Os primeiros nomes oficializados a partir do dia 15 devem ser os dos titulares da Fazenda, Planejamento, Saúde, Educação e Segurança Pública.
Escalação 2 A cota de deputados eleitos pelo PSDB contemplada no secretariado de Alckmin tende a ser bem inferior à imaginada pelos suplentes da coligação que almejam vaga na Câmara e na Assembleia. O ex-governador indica aos aliados que precisa montar um "time coeso" no Legislativo.

Mais essa Ainda em polvorosa com o fato de a TV Cultura ter colocado José Dirceu no centro do primeiro "Roda Viva" pós-eleição para falar cobras e lagartos do PSDB, os tucanos agora protestam contra a emissora por ter chamado o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) para um evento sobre liberdade de imprensa a ser realizado no final deste mês.
Veja bem No que diz respeito a Dirceu, os tucanos argumentam que nem a TV de Lula dá tamanho espaço ao deputado cassado. A Cultura pondera que recebeu críticas também de petistas à entrevista, o que seria um indicativo de seu equilíbrio.
Tiroteio
"Lula ressuscita a CPMF para deixar o aumento da carga tributária, sua marca no governo, como amarga herança para Dilma."
DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP) sobre a recriação do imposto do cheque, assunto trazido de volta à pauta a partir de entrevistas concedidas pelo presidente e, logo em seguida, por sua sucessora.
Contraponto
Tratado de não proliferação
Durante a reunião ministerial, Guido Mantega procurou tranquilizar os presentes dizendo que o Brasil possui "muitas armas para enfrentar a guerra cambial", tema que ganhou proeminência no noticiário tão logo encerrada a campanha eleitoral. Referindo-se a EUA e China, Lula interrompeu o titular da Fazenda:
-É, mas não temos a bomba atômica que eles têm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters