sexta-feira, novembro 05, 2010

Filho de cubanos, novo senador vira sensação da direita

Filho de cubanos, novo senador vira sensação da direita
Marco Rubio, da Flórida, ganha projeção nos EUA e tem trajetória comparada com a do presidente Obama
Para estrategista do Partido Republicano, resultado reflete a ascensão de uma nova geração de líderes
DAMIEN CAVE - DO "NEW YORK TIMES"
Para muitos dos conservadores do movimento Tea Party, bem como para os hispânicos, a vitória de Marco Rubio na eleição da Flórida para o Senado oferece motivos extras de comemoração. A direita enfim tem um herói de ação: jovem, dinâmico, sério quanto às questões de governo e dotado de uma biografia que parece feita de encomenda para inspirar.
"Ele é o nosso Barack Obama cubano", disse Alex Lacayo, voluntário da campanha de Rubio, durante a festa de vitória na terça-feira à noite. "Ele nos dá esperança", disse o voluntário, que não conseguia conter o entusiasmo e estava abraçando até mesmo desconhecidos.
A comparação já foi feita anteriormente, mas ao sair em desvantagem e derrotar tanto o governador Charlie Crist quanto o deputado Kendrick Meek, Rubio, 39, cavou espaço no cenário nacional.
Com ajuda do Tea Party, o legislador estadual se transformou naquilo que a imprensa conservadora vem definindo como "a grande esperança da direita".
E no entanto seu percurso até o Senado não foi tão simples; e seus amigos e partidários afirmam que o mesmo se aplica ao futuro de sua carreira. Rubio não é libertário como Rand Paul, que acaba de se eleger senador pelo Kentucky, e sua experiência política foi adquirida sob a tutela do ex-governador Jeb Bush, e não de Sarah Palin.
Ele mudou de posição quanto a temas como a imigração e, depois de uma campanha travada com fervor ideológico e caracterizada por discursos contra Obama, agora parece estar ansioso a agir de modo pragmático. Mas quem é Marco Rubio?
Em entrevista coletiva na quarta, parecia ser um jovem senador eleito que mencionou o presidente só uma vez, e no contexto de encontrar maneiras de trabalhar com, e não contra o presidente.
Pessoas que conhecem Rubio há muito tempo se declararam surpresas com a rapidez na virada de sua sorte. Rebeca Sosa, antiga vereadora no condado de Miami-Dade e amiga de Rubio desde que ele começou na política, disse que os eleitores do bairro em que ele se criou não o reconheciam quando iniciou sua campanha ao Senado batendo de porta em porta.
Alex Castellanos, estrategista do Partido Republicano, diz que Rubio reflete a ascensão de uma geração de líderes partidários que serão capazes de "conquistar o centro por causa de princípios, e não apesar deles".
Filho de exilados cubanos, Rubio fez da história de seus pais a peça central de sua campanha, mas também reverteu a oposição que tinha anunciado inicialmente às medidas de repressão a imigrantes ilegais adotadas pelo Arizona, depois de sofrer pressão dos conservadores.
Castellanos afirma que Rubio precisa tomar cuidado com os novos amigos. "O maior desafio para ele é não se deixar capturar pelo Partido Republicano ou pelo Tea Party", disse. "E continuar sendo Rubio".
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters