sexta-feira, novembro 05, 2010

O Humano em nós

O Humano em nós
Giselle Zamboni  - Publicado dia 3 Nov 2010 as 14:09
Foto: A moça e a flor por Marc-Ribou
Advogada comenta (com uma visão pessoal, distanciando o foco da lei, e buscando a origem existencial do assunto) a onda de ataque a nordestinos no Twitter após a eleição de Dilma Rousseff
É isso aí, o cravo na ponta da arma. Apenas pugno pela solidariedade social! Pela urbanidade, educação e principalmente, pelo autoconhecimento do humano em nós! Não farei discursos políticos, pois eles podem ser até mais preconceituosos que o próprio preconceito neste caso em apreço.
Este tipo de preconceito denota a incapacidade de solidarizar-se com o humano em ti e o humano em mim, mas principalmente, este tipo de preconceito denota a pequenez do ser humano, da espiritualidade tacanha ainda que insignificante de não conseguir ver-se num contexto continental, global, e não apenas no que concerne aos aspectos sociais e culturais desta visão.
Seja como for, manifestações de xenofobia, num país múltiplo como o nosso, por premissa caracterizam o absoluto desconhecimento de si próprio e do outro. Aí então pode se tratar de desvio de índole ou caráter.
A ignorância gera o preconceito, e manter-se nele, depois de não mais ignorar e começar a compreender as diferenças, além de saber-se diferente também em relação ao outro é pensar na única forma absolutamente lídima e dignificante de eliminar o preconceito,em qualquer de suas formas: através da educação!
Giselle Zamboni
Pensei em como me manifestar sobre o que ouvi, vi, assisti.... e entendi por bem, ainda que valendo-me de conceitos extraídos da internet, que se tratam, acima de tudo de um gesto apaixonado,ou seja, são emoções fortes e quase cegas de ódio recíproco, ou de indignação defendida na ponta da faca, no gatilho da língua das urnas...isso gerou indignação imediata, é óbvio! E não, só dos nordestinos, mas dos brasileiros... e se iniciou no Twitter  um movimento.
Não presenciei no dia, mas soube depois, de uma manifestação explícita de ódio aos nordestinos, manifestada por uma tuiteira, após o resultado das eleições.
A solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual”.
Preconceito: Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições.  Xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros ou a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga.
*Giselle Zamboni é Advogada e blogueira: http://serescoletivos.com/
Fonte / autor: Giselle Zamboni* http://www.digasalvador.com.br/noticia_sel.php?id=1830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters