segunda-feira, outubro 11, 2010

Fantasmas eleitorais

Fantasmas eleitorais
FERNANDO DE BARROS E SILVA – FOLHA DE SÃO PAULO
SÃO PAULO - Em 2006, a primeira pesquisa Datafolha realizada no segundo turno mostrava Lula com oito pontos de vantagem sobre Geraldo Alckmin -54% a 46% dos votos válidos. O resultado é idêntico ao da pesquisa publicada ontem.
Na eleição anterior, a dianteira de Lula subiu para 12 pontos na segunda pesquisa, feita após o primeiro debate na TV. Em meados de outubro, o Datafolha já mostrava Lula com 20 pontos de vantagem -60% a 40%. O resultado final é conhecido: Lula se reelegeu com 60,8%, contra 39,2% de Alckmin.
Agora tudo pode acontecer. Favorita, Dilma Rousseff pode, inclusive, repetir o feito de seu tutor, aplicando lavada semelhante em José Serra. Haveria explicações para tal desfecho: a situação econômica, a aprovação recorde a Lula etc.
Hoje, no entanto, nem petistas arriscam esse palpite. O ambiente é distinto do vivido em 2006, embora, paradoxalmente, o governo tenha até mais o que propagandear.
Existe no ar uma apreensão com a performance de Dilma -como se comportará mais exposta, como suportará a pressão? Há dúvidas no petismo de como preservá-la e de como exibi-la, o que acaba por escancarar que Dilma não é, nunca foi, dona da sua candidatura, e a rigor nem dona de si mesma. Nos últimos dias, ela deu a impressão de que esteve próxima de desmoronar.
Do lado oposto, Serra é o personalismo encarnado. Age não apenas como se fosse dono de si, da sua campanha e dos seus aliados, mas do próprio cargo que está em disputa. É como se dissesse: "ela não pode, agora é a minha vez!".
No campo programático, sem discurso sólido, o tucano mais parece um camaleão, ou um artista de circo: faz girar com a mão direita os pratos do conservadorismo, ao mesmo tempo em que dá cambalhotas populistas no palco, prometendo 13º para o Bolsa Família, salário mínimo de R$ 600 etc.
Eis uma disputa ímpar: uma candidatura quase sem candidata e um candidato quase sem candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters