quarta-feira, agosto 04, 2010

Força da ONU diz que soldados de Israel estavam no próprio território

Força da ONU diz que soldados de Israel estavam no próprio território

Beirute, 4 ago (EFE).- A Força Interina da ONU no Líbano (Finul) afirmou hoje que os soldados israelenses que pretendiam podar árvores no momento do incidente com libaneses estavam no próprio território e, portanto, não teriam ultrapassado a divisa militar entre as duas partes.
O porta-voz da Finul, coronel Narish Bhatt, em declaração divulgada pela agência local "ANN", disse que as árvores em questão estavam no lado israelense da chamada "linha azul", marca estabelecida pela ONU em 2000 para determinar a retirada das tropas de Israel do território libanês, após 22 anos de ocupação.
No ponto onde ocorreu a troca de tiros entre soldados dos dois países, perto da cidade de Adeisseh, existe um corredor entre a "linha azul" e a cerca técnica, um espaço de terreno que o Líbano considera de sua soberania.
No entanto, a Finul não considera uma violação da soberania libanesa que as tropas de Israel se mobilizem por essa faixa intermediária, o que deixa aberta a possibilidade de conflitos como o de ontem.
Segundo a declaração divugada pela "ANN", embora Blatt tenha reconhecido que os soldados israelenses estavam operando em seu lado da "linha azul", ele reconhece também que o Governo libanês "tem reservas sobre a 'linha azul', porque o considera parte do território libanês".
Além disso, "os israelenses também têm reservas sobre algumas partes da 'linha azul', porque acham que fazem parte do território israelense".
 Fontes militares ocidentais consultadas ontem pela Agência Efe já haviam confirmado que os soldados israelenses que estavam podando árvores se encontravam entre a "cerca técnica" fixada por Israel e a "linha azul".
Em declarações feitas ontem e reiteradas hoje, altos funcionários libaneses insistiram que a faixa de território em disputa é de soberania libanesa e, por isso, o tema continuará sendo fonte de conflitos.
Segundo a ONU, Líbano e Israel violaram reiteradamente a "linha azul" que foi fixada pela ONU. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters