quarta-feira, agosto 04, 2010

Leandrinho sonha em vestir a farda nos Jogos Militares

Leandrinho sonha em vestir a farda nos Jogos Militares
Atleta do basquete se inspira no irmão, que é militar, e se diz empolgado com o novo desafio
DA REDAÇÃO
O que leva um jogador da NBA, principal liga de basquete da América do Norte, a querer se alistar e vestir uma farda do Exército brasileiro? A resposta quem dá é o próprio atleta, o ala-armador Leandrinho. "A vontade de servir ao meu país e a admiração pelos militares", disse.
 Leandrinho não precisa do dinheiro que as Forças Armadas oferecem aos atletas de alto rendimento para iniciar a carreira e participar dos Jogos Militares em 2011. Ele também não necessita da estabilidade de quem veste uma das patentes. Recentemente, ele assinou contrato milionário com o Toronto Raptors.
Leandrinho faz tudo por carinho e já conversou com o chefe de equipe da seleção de basquete militar, coronel Pitaluga.
"Quem está negociando tudo é meu irmão, o Artur, que por 25 anos foi militar. Temos algumas pendências para resolver, mas acho que vai dar tudo certo", destacou o coronel.
Inspiração. Artur, de 49 anos, foi quem inspirou Leandrinho. Desde pequeno, o atleta, que ao fim da temporada 2009/10 trocou o Phoenix Suns pelo Toronto Raptors, na NBA, queria ser militar. Já o irmão desejava ser atleta.

"Ao ter a idade para servir, meu irmão não deixou. Ele viu que eu não podia largar a minha carreira, apesar de querer muito servir", lembrou Leandrinho, que ainda teve outro irmão militar, Marcelo, de 37 anos.
Para realizar o sonho militar, Leandrinho precisa resolver quatro pontos: conciliar os calendários; saber quem vai pagar um seguro exigido pela NBA para os atletas participarem de outras competições; saber se o Exército flexibilizará algumas exigências; e ver se a liga americana não colocará obstáculos.
Lembranças. O irmão de Leandrinho sabe da importância que teve na criação do ala-armador da seleção brasileira. E destacou o carinho que o jogador da NBA tem pelo Exército brasileiro. "Esse desejo vem do coração, é puro, não tem explicação nem interesse. É um amor antigo, daqueles que a gente não esquece", destacou Artur.

Irmão militar impediu alistamento
Personagem mais influente na infância do ala-armador Leandrinho, do Toronto Raptors, o seu irmão, Artur, foi um dos que mais o incentivaram a jogar basquete e um dos que mais o afastaram do Exército brasileiro.
"Ao chegar o momento de ele servir, eu mesmo falei: pelo amor de Deus, continue no basquete, que vai lhe dar futuro", lembrou Artur.
Artur também era "carrasco" nos treinos. Assim que ele começou no basquete, eu o botei para subir morros, fazer os exercícios de cordas. Ele reclamava, mas fazia", disse o irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters