quarta-feira, agosto 04, 2010

Fúria do mar multiplicada na orla do Rio

Fúria do mar multiplicada na orla do Rio

Número de ressacas anuais saltou de 1 para 6 na cidade. Copa já perdeu 40 metros de areia

Rio - As mudanças climáticas podem ser a chave para explicar por que a Praia de Copacabana está encolhendo. Segundo o oceanógrafo David Zee, a faixa de areia mais famosa do Brasil já diminuiu 40 metros em 17 anos, conforme noticiou ontem o ‘Informe do DIA’. A força da natureza só faz crescer: nesse período, o número de ressacas anuais na cidade do Rio sextuplicou.
O estudo do professor David Zee detectou a mudança na orla carioca de 1991 a 2008. Segundo ele, a alteração no sentido de chegada das ressacas causou a redução na faixa de areia. “Antigamente, as ondas vinham do sudoeste, carregando areia das praias de Ipanema e Leblon para o Arpoador”, explica. O pesquisador conta que por conta dessa trajetória, a pedra do Forte de Copacabana protegia a orla de Copacabana. “Agora, elas chegam no sentido sudeste, atingindo em cheio a praia e carregando a areia do centro para as extremidades”, completa. O ponto em que a faixa da areia ficou mais estreita foi em frente à Rua Xavier da Silveira. Ainda não há dados conclusivos sobre as causas da reorientação das ondas, mas Zee suspeita que o aquecimento global possa ser o vilão.
Se nada for feito, o estreitamento da areia pode piorar. Uma das soluções apontadas por Zee é a construção de uma barreira quebra-mar, uma espécie de muro submerso, paralelo à Avenida Atlântica e depois da arrebentação. Esse paredão pode evitar que as ondas atinjam a orla diretamente. A engorda da praia com acréscimo de areia de outras praias é outra medida, já sugerida por Zee à Prefeitura do Rio.

Além disso, a manutenção das estruturas costeiras já existentes — como a barreira quebra-mar da Barra da Tijuca e o canal do Jardim de Alah — são importantes. O quebra-mar ajudaria a proteger as praias da erosão, e o canal, além de escoar água da Lagoa Rodrigo de Freitas, modifica as correntes marítimas próximas.
 
Preocupado com os efeitos da alteração climática na cidade, o prefeito Eduardo Paes vai lançar, dia 13 de agosto, o Fórum Carioca de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, que irá discutir medidas para controlar as consequências da mudança na natureza. Representantes do governo do estado, de empresas privadas e ambientalistas também participarão do debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters