quarta-feira, setembro 22, 2010

Ahmadinejad diz em discurso na ONU que capitalismo está morrendo

Ahmadinejad diz em discurso na ONU que capitalismo está morrendo

Na ONU, Ahmadinejad pede ‘nova ordem mundial’ Presidente rejeita capitalismo e busca ‘governo baseado na mentalidade divina’

 NAÇÕES UNIDAS, EUA (Reuters) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta terça-feira em sessão da Assembleia Geral da ONU sobre a pobreza mundial que o capitalismo está a beira da morte e está na hora de se adotar um novo sistema econômico.

"A ordem discriminatória do capitalismo e as hegemonias estão diante da derrota e estão chegando perto de seu fim", disse Ahmadinejad à Assembleia, que está reunida para discutir os avanços dos programas da ONU para reduzir a pobreza até 2015.

"As estruturas não democráticas e injustas dos órgãos tomadores de decisão nos campos da política e da economia internacional são as razões por trás da crise que a humanidade vive hoje", acrescentou, de acordo com a tradução de seu discurso.

Ahmadinejad, que no passado já atraiu grandes públicos para discursos na ONU, falou diante de um salão praticamente vazio nesta terça-feira.
Não ficou claro se a incomum pequena presença de pessoas aconteceu devido ao menor interesse em Ahmadinejad desde seu primeiro discurso à Assembleia cinco anos atrás ou se porque ele foi um dos primeiros a falar na sessão da manhã, que começou às 9h do horário local.
Ahmadinejad não ofereceu nenhuma alternativa clara ao capitalismo, mas disse que o mundo precisa de uma "ordem justa e humana à luz da qual os direitos de todos sejam preservados e a paz e a segurança sejam garantidas".
Ahmadinejad vai discursar novamente na Assembleia Geral na quinta-feira.
(Reportagem de Louis Charbonneau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters