domingo, outubro 17, 2010

Novo fôlego

Novo fôlego
RENATA LO PRETE - FOLHA DE SÃO PAULO - 17/10/10
O quadro de estabilidade detectado pelo mais recente Datafolha sobre a disputa pelo Planalto tende a aliviar as críticas internas ao comando da campanha de Dilma Rousseff, que desde a passagem para o segundo turno foi obrigado a acatar, sem direito a recurso, as mudanças recomendadas por Lula e por aliados recrutados pelo presidente para reforçar o time.
Ao mesmo tempo, os números da pesquisa reforçam a posição dos que defenderam a mudança de tom da candidata e de sua propaganda. Tudo indica que a Dilma mais ‘assertiva’ veio para ficar.
Veja bem - De Lula, relativizando, em conversa com o marqueteiro João Santana, os resultados de pesquisas qualitativas internas: ‘João, os grupos não dizem tudo’.
Extremos - Dilma treinou especialmente para melhorar a performance na abertura e no encerramento do debate Folha/Rede TV!. As considerações finais da candidata ainda são consideradas insatisfatórias. E, na primeira intervenção, ela está devendo uma atitude ‘mais simpática’, cobram petistas.
Ironia... - No início da campanha, petistas fizeram de tudo para se aproximar, com a ajuda de neoaliados como Gabriel Chalita (PSB-SP), da Canção Nova, de olho no potencial midiático dessa comunidade católica.
...do - destino Entretanto, são da Canção Nova alguns dos padres mais inflamados na pregação contra o voto em Dilma. Há quem anuncie greve de fome pela derrota da petista.
Abafa o caso - A cúpula do PMDB fez de tudo para evitar que o ex-governador Newton Cardoso sentasse à mesa principal da entrevista coletiva que se seguiu à reunião do partido na sexta, em Belo Horizonte, na qual foram definidas providências pró-Dilma em Minas.
Vacina - A campanha de José Serra (PSDB) pretende repetir eventos setorizados como o de sexta-feira, voltado à educação. O próximo será com profissionais da saúde. O objetivo é neutralizar as críticas de Dilma aos programas implantados pelo tucano no governo paulista.
Caserna - Com o slogan ‘Petista bom é petista sem mandato’, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) anunciou apoio a Serra, contrariando a posição nacional de seu partido. Reeleito para o sexto mandato com 120 mil votos, ele diz ter comunicado a decisão ao tucano e minimiza retaliações. ‘Podem me pressionar, mas não vou contrariar meus princípios.’
DNA - Recordista de votos em SP, Bruno Covas, neto de Mário Covas, desponta como favorito para presidir a Assembleia em 2011. Embora o PT tenha eleito a maior bancada, com 24 deputados, a maioria governista não abdicará do comando da Casa.
Toga justa 1 - A campanha para escolher, em novembro, o sucessor de Mozart Valadares na Associação dos Magistrados Brasileiros reproduz o clima eleitoral do país. Nelson Calandra (SP), da oposição, rejeitou a votação pela internet por temer um ‘processo viciado’ e acusou a AMB de fornecer lista incompleta dos sócios.
Toga justa 2 - Em nota, a AMB, que apoia a candidatura do juiz Gervásio Santos (MA), considerou o ataque ‘injusto e leviano’. E repudiou a acusação da oposição, para a qual a entidade que pregou a Ficha Limpa para os políticos quer agora ‘sujar’ a eleição dos juízes.

Tiroteio
Depois de Dilma de Calcutá, faltam Erenice de Jericó e Israel de Jerusalém. Aí sim a trindade estará completa.
DO DEPUTADO ESTADUAL CELSO GIGLIO (PSDB-SP), comentando o paralelo, estabelecido na propaganda de TV, entre a candidata petista e Madre Teresa.
Contraponto
Último a saber
Para ilustrar sua convicção de que Serra pode conquistar apoios no Nordeste, onde perdeu de goleada para Dilma no primeiro turno, o deputado Jutahy Jr. (PSDB-BA), um dos políticos mais próximos do tucano, recorre a uma história ocorrida durante eleição no município baiano de Queimadas. Iniciada a apuração, um vereador percebeu que seu candidato a prefeito seria derrotado. Caminhou até ele e disse, indignado:
- Você me garantiu que ganharia!
Em seguida, sentindo-se liberado do compromisso, anunciou apoio ao iminente vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters