domingo, outubro 17, 2010

Um país pobre

Um país pobre
FERNANDO CANZIAN – FOLHA DE SÃO PAULO
SÃO PAULO - Lula foi o brasileiro que mais concorreu à Presidência. Foram três derrotas. Até 2002, quando mudou e venceu. Depois, se reelegeu em 2006. Pela primeira vez desde a redemocratização, e após cinco eleições, seria agora carta fora do baralho. Nem tanto.
O presidente mais popular do Brasil, com 81% de aprovação, segundo o Datafolha, transmite a uma neófita na política seu maior patrimônio neste 2010: a percepção entre o eleitorado de que Dilma é a mais preparada para defender os pobres. E o real.
Isso em um país pobre. Mas que vem crescendo forte, a despeito dos desequilíbrios. Com distribuição de renda, mais crédito e empregos formais. Segundo o Datafolha, 51% consideram Serra defensor dos ricos. E 61% o veem como o mais experiente para mandar no Brasil. Só 25% enxergam Dilma assim.
No entanto, é a petista quem está na frente: 54% a 46%, considerando os votos válidos. São os pobres que fazem a diferença. Não custa lembrar, em um país ainda repleto de pobres.
Em seus levantamentos, o Datafolha procura espelhar o Brasil real em milhares de questionários. Divide seus entrevistados em cotas semelhantes ao que há circulando de fato pelo país.
Assim, temos que 47% dos eleitores cursaram só o ensino fundamental. Uma parcela quase igual tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos.
Isso equivale a R$ 1.020 (lembrando que a renda é familiar, não individual). O valor é inferior à mensalidade de uma boa escola privada paulistana. É entre esse eleitorado, quase majoritário, que Dilma (e a avaliação de Lula) "arrebentam".
A candidata tem a maioria (51%) das intenções de voto para o segundo turno entre os menos escolarizados e mais pobres. Serra, cerca de 37% nessas duas faixas do eleitorado. É isso o que explica, de um modo geral, a eleição em um país pobre. O resto ainda é espuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters