domingo, outubro 17, 2010

Regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas

Regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas
O Estado de São Paulo
A qualidade da energia elétrica entregue aos brasileiros tem piorado sistematicamente no último ano. Depois da onda de apagões que atingiu o Sudeste entre o fim de 2009 e o início deste ano, o movimento seguiu para as Regiões Norte e Nordeste.
Além do Amazonas, o Acre também viveu nas últimas semanas uma série de interrupções regionais e, a exemplo de Manaus, a capital acreana, Rio Branco, ganhou de Brasília um plano emergencial para resolver o problema. Nesse caso, o governo entendeu que a causa dos desligamentos era a queda de galhos de árvores na rede de distribuição e transmissão de energia. A solução foi aumentar as podas de árvores, afirmou o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz.
Os problemas começam a ocorrer menos de um ano após a inauguração da linha de transmissão entre Porto Velho (RO) e Rio Branco, que colocou parte do Acre no sistema interligado nacional. Primeiro houve um apagão por causa da interligação, em julho. Depois vieram as interrupções locais. "Ficamos preocupados, mas agora sabemos que tudo será resolvido com a poda de árvores", diz o secretário de Planejamento do Acre, Gilberto Siqueira.
Mas o problema pode estar além das podas de árvores. Na última reunião do Comitê de Monitoramente do Setor Elétrico (CMSE), na semana passada, o governo discutiu a possibilidade de reativar a termoelétrica de Rio Branco para que ela funcione como uma espécie de backup para evitar apagões gerais.
Desde que entrou no sistema interligado, boa parte do Estado depende de apenas uma linha de transmissão. Se essa linha cair, o Acre inteiro fica sem energia. As obras da segunda linha estão atrasadas por causa de problemas com o licenciamento ambiental em Rondônia.
No Nordeste, o Maranhão e o Piauí também sofreram desligamentos de mais de uma hora nos últimos meses. Para especialistas, a explicação está na falta de investimento na distribuição. Por enquanto, não há problemas na geração de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters