domingo, outubro 17, 2010

A prova do líder

A prova do líder
Alon Feuerwerker – Blog do Alon
Se a sucessão nacional tivesse sido liquidada na primeira rodada, o jogo estaria jogado. Só que não foi. E a vida impôs a três personagens da política nacional uma espécie de prova do líder neste segundo turno
A coluna não será sobre o Big Brother Brasil, apesar do título. Será sobre o duelo entre alguns políticos para saber quem possui garrafas para entregar.
Esta disputa eleitoral leva jeito de corrida de automóvel. Vai terminar onde começou.
Se a oposição conseguir produzir uma soma vetorial ótima de dois estados, Minas Gerais e São Paulo, tem chance razoável de levar. Se não, o troféu penderá para o PT.
O novo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, está bem na foto. Elegeu-se em primeiro turno e ainda alavancou a eleição do senador mais votado do país, o também tucano Aloysio Nunes Ferreira.
Luiz Inácio Lula da Silva fez de tudo para levar a disputa ao segundo turno em São Paulo. Montou em torno do PT uma aliança ampla, para os padrões locais. Incentivou a candidatura do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, pelo PSB e viu com bons olhos o pleito de Celso Russomano, do PP.
Skaf e Russomano ajudariam a dispersar uma base tradicionalmente antipetista, na polarizada política paulista. Com Dilma Rousseff eleita em primeiro turno, toda a força política do governo federal seria despejada no segundo na aldeia gaulesa do PSDB.
Como se sabe, deu errado.
Em Minas Gerais, a coisa andou um pouco mais sutil. A candidatura de Hélio Costa ao governo foi praticamente imposta pelo PMDB ao PT, como condição para o acordo nacional. É razoável supor que o pacto com os peemedebistas em torno de Dilma teria saído de qualquer jeito, mas o PT/governo topou pagar essa fatura. Não quis arriscar.
Ali o plano era derrotar politicamente já no primeiro turno o ex-governador Aécio Neves, candidato imbatível ao Senado e concorrente potencial em futuras sucessões presidenciais. A frente política para executar a missão era respeitável.
Além de Lula, tradicional campeão de votos em Minas, havia o vice-presidente, José Alencar, o próprio Costa e os ex-prefeitos petistas de Belo Horizonte, Patrus Ananias e Fernando Pimentel. Além de Dilma, novata mas sempre com o poder projetado da caneta a partir de 2011.
Como se sabe, deu mais errado ainda do que em São Paulo, onde pelo menos Marta Suplicy abocanhou uma cadeira de senadora. Em Minas o PSDB arrastou todas as fichas. Ali a invencível armada de Lula foi a pique, e sem estrondo. Os adversários elegeram o governador Antonio Anastasia em primeiro turno e os dois senadores, Aécio e Itamar Franco.
Se a sucessão nacional tivesse sido liquidada na primeira rodada, o jogo estaria jogado. Só que não foi. E a vida, pelas mãos de Marina Silva, impôs a três personagens da política nacional uma espécie de prova do líder neste segundo turno.
Nas urnas eletrônicas do próximo dia 31 estarão programados os nomes de José Serra e Dilma, com os respectivos vices. Mas a disputa mais feroz será entre outros jogadores.
Lula, com sua popularidade e seu apetite de poder, enfrentará um desafiante que pretendia ver liquidado, Alckmin, e outro que nunca conseguiu cooptar, Aécio.
É mesmo hora de ver quem tem garrafas para entregar.
Pensando bem, não deixa de ser um Big Brother.
Nuvens carregadas
O Brasil parece despertar e começa a levantar de seu berço esplêndido. Até os ortodoxos do câmbio flutuante já pedem que o real deixe de flutuar para cima, pelo efeito mortal nas exportações e, portanto, nos empregos.
Desenha-se um cenário comum em eleições brasileiras, nos períodos em que as coisas parecem caminhar bem. Louva-se a intocabilidade do arcabouço econômico-financeiro exatamente quando se sabe que precisará ser tocado.
O dólar ladeira abaixo, infelizmente, não quer nem saber se “no tempo do Fernando Henrique o juro real era maior”. Ou baixa-se o juro no Brasil, para valer, ou nossas exportações, especialmente das não commodities, vão definhar. Com todas as consequências.
Alguma coisa séria vem aí. Pena que ninguém queira tocar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters