quinta-feira, outubro 14, 2010

Religião no centro do debate é oportunismo

Religião no centro do debate é oportunismo
EDITORIAL - JORNAL DO BRASIL (online) - 13/10/2010
Ontem, milhares de brasileiros fiéis à padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, celebraram com toda a devoção o feriado a ela dedicado. O dia deveria ter sido usado pelos postulantes à Presidência da República, Dilma Rousseff e José Serra, para reflexão sobre o pouco respeito que significa a discussão por eles protagonizada sobre preferências religiosas.
Nada contra a troca de ideias sobre qualquer tema. Mas colocar este no centro das discussões, quando o país tem dezenas de problemas graves cujas soluções deveriam estar sendo levantadas por Dilma e Serra – além do modo como se trata da religião – soa como uma atitude aproveitadora e oportunista.
Na segunda-feira, Dilma foi à igreja em Aparecida do Norte (SP). Pelo menos teve a sinceridade de dizer que lá estava pela primeira vez. Ontem foi a vez de Serra, fotografado em meio à multidão de fiéis. A este faltou dizer quantas vezes já estivera lá – ou, no mínimo, quantas vezes foi numa data em que a igreja não estivesse lotada (de eleitores?).
As duas visitas são pontuais demais para que se acredite piamente na religiosidade do tucano e da petista.
E são dignas de repulsa quando se observa que ambos estavam ao lado de tantas pessoas humildes, doentes, mergulhadas em dor e sofrimento concretos, que tinham chegado dos mais variados e distantes pontos do país em busca de uma luz, de um sopro de esperança para suas vidas, ou apenas para comovidamente agradecer por algo conseguido com a fé.
Portanto, chega desse assunto, candidatos.
Respeitem as variadas crenças dos brasileiros, não invadam o terreno da fé em troca de votos. Vamos discutir o futuro do Brasil com o advento do pré-sal, a dicotomia que se apresenta na economia (juros baixos ou altos, riscos de inflação, supervalorização do real), a criação de mais empregos, melhorias efetivas no transporte e na saúde, a transformação da educação em item de Primeiro Mundo.
Assunto não falta.
O eleitor fará um bem enorme ao país se decidir seu voto pela competência administrativa e capacidade de o candidato levar o país a um futuro melhor. Quem quer religião decidindo eleição está contando um conto de vigário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters