sábado, setembro 11, 2010

Espanha reverencia Oscar Niemeyer com Medalha das Artes e das Letras

Espanha reverencia Oscar Niemeyer com Medalha das Artes e das Letras

Lucas Tolentino - Publicação: 11/09/2010 08:01 - Correioweb

Velha conhecida dos brasilienses, a maestria das curvas e linhas de Oscar Niemeyer (1)ganhou o reconhecimento do governo espanhol. O arquiteto que deu forma a Brasília e a outros monumentos pelo mundo afora recebeu ontem a Medalha das Artes e das Letras. A ministra da Cultura do país europeu, Ángeles González-Sinde, foi a responsável pela condecoração do artista, que já havia sido concedida desde novembro passado. A cerimônia ocorreu no escritório de Niemeyer, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Representantes do corpo diplomático também participaram do ato de reconhecimento dos feitos do arquiteto. A mulher dele, Vera Lúcia Niemeyer, contou ao Correio que o encontro emocionou o marido. “Ele ficou muito satisfeito com a homenagem. Essa é uma medalha que poucas pessoas receberam até hoje”, afirmou. Segundo ela, o encontro agraciou os ânimos do arquiteto de 102 anos de idade. “O pessoal da embaixada foi muito simpático e agradável”, completou Vera. A medalha foi desenhada pelo artista plástico Antoni Tàpies.
A láurea foi concedida como forma de homenagear a influência de Niemeyer na arquitetura contemporânea e seu esforço na disseminação da cultura pelo mundo. Além disso, a medalha reconhece sua contribuição para a Espanha. O carioca, inclusive, já foi premiado por aquele país anteriormente. Em 1989, ele recebeu de uma fundação espanhola o prêmio Príncipe das Astúrias das Artes. Todos os anos, esse troféu é entregue a pessoas que fazem trabalhos excepcionais em áreas como as artes, o esporte, as ciências sociais, a comunicação e humanidades.
Arquiteto recebe da ministra da Cultura espanhola Ángeles González-Sinde, a homenagem: influência na arquitetura mundial

Polo de conhecimento
Na cerimônia de entrega da condecoração, as autoridades destacaram a importância do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto e com previsão de inauguração para o fim do ano. O espaço fica na cidade espanhola de Avilés e foi desenvolvido pelo governo local. De acordo com o Instituto Cervantes, entidade do país europeu, o complexo será um polo de conhecimento e criatividade.
Apelidado de Centro Niemeyer, o espaço cultural englobará um museu e um auditório. “Fica em uma praça de Avilés e será um lugar muito importante para a cidade. A previsão é de que a obra fique pronta em dezembro”, explicou Vera Lúcia Niemeyer.
Os responsáveis pelo local já organizaram exposições. Em maio, chegou a Brasília uma mostra idealizada pelo Centro Niemeyer, que contou a trajetória do arquiteto com foco na finalização da construção de Brasília e o projeto do espaço cultural espanhol.
Essa foi a quarta exposição produzida pelo Centro Niemeyer. O local desenvolveu mostras de fotografias e de homenagem à obra do escritor Paulo Coelho. Todas elas passaram primeiro por Avilés e depois chegaram a outras cidades, como Madri, Barcelona e Montevidéu.
1 - Internação
No fim de abril e início de maio, Oscar Niemeyer passou 12 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O arquiteto se recuperava de uma infecção urinária. Durante o período em que permaneceu no centro médico, ele recebeu antibióticos na veia e respondeu bem ao tratamento. Apesar da idade avançada, Niemeyer pedia pela liberação o quanto antes. Queria dar continuidade aos projetos que estavam parados na mesa do escritório.

Personagem da notícia
Obras incontáveis  Em 15 de dezembro de 1907, nasceu no Rio de Janeiro Oscar Niemeyer. O carioca viveu a infância e a adolescência em uma casa de Laranjeiras, bairro da Zona Sul da cidade. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes. A instituição passou a ser dirigida, em 1931, por Lucio Costa. Anos depois, Niemeyer começou a trabalhar no escritório do urbanista. Nessa época, conheceu também Le Corbusier, mestre da arquitetura moderna que influenciou sua obra.
O primeiro trabalho de Niemeyer foi Obra do berço, em 1937, no bairro carioca da Lagoa. Entre 1936 e 1945, desenhou o Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com um time de profissionais liderados por Lucio Costa. Na capital federal, assina o projeto de monumentos como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Congresso Nacional.
O arquiteto centenário é casado com Vera Lúcia Niemeyer. Tem uma filha, Anna Maria Niemeyer, cinco netos, 13 bisnetos e quatro trinetos. No ano passado, o artista mostrou os croquis da Torre de TV Digital, em construção em Sobradinho com o formato de uma flor do cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters