terça-feira, setembro 14, 2010

Teatro palestino 'rompe bloqueio a Gaza' com barquinhos de papel

Teatro palestino 'rompe bloqueio a Gaza' com barquinhos de papel
Grupo prepara protesto simbólico com relato de jovens palestinos sobre guerra.
13 de setembro de 2010 | 11h 18
Um grupo de teatro palestino encontrou uma maneira simbólica de chamar atenção do resto do mundo para o embargo imposto por Israel à Faixa de Gaza, anunciando que vai "romper o bloqueio" lançando ao mar barquinhos de papel.
De acordo com o grupo Ashtar, que trabalha em Ramallah (na foto, a área residencial), na Cisjordânia, os barquinhos serão feitos com folhas de papel em que 33 adolescentes palestinos escreveram suas experiências durante a ofensiva israelense a Gaza - entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.
Os barcos de papel serão lançados ao mar no dia 17 de outubro, segundo o grupo.
"Queremos levar a voz de Gaza para o mundo e assim romper o isolamento imposto por Israel", disse à BBC Brasil a diretora artística do grupo, Iman Aoun.
Escritos por adolescentes com idades de 13 a 18 anos, os textos já tinham servido de base para o projeto Gaza Mono-Logues. Traduzidos para várias línguas, eles serviram de inspiração para trabalhos teatrais desenvolvidos com adolescentes também em Belém, na Cisjordânia, e nas cidades de Aco e Haifa, em Israel.
De acordo com Iman, o projeto dos Mono-Logues já foi adotado por grupos de teatro de 36 países de Europa, América Latina, e Oriente Médio.
"Cada grupo trabalha de acordo com suas próprias visões artísticas", explicou a porta-voz do Ashtar, Najwa Mubarki, à BBC Brasil.
Em seu monólogo, Ehab, de 16 anos, descreve sua sensação depois que a guerra acabou:
"Descobri que eu não existia antes da guerra, mas depois da guerra, cá estou eu - que Deus me proteja! - na cidade, respirando seu ar, cantando, dançando e chorando junto, e a vida continua...", diz o texto.
Muhamad, de 15 anos, descreve a que diz ser "a cor da guerra".
"Muitas vezes olhava para o céu através da ponta da janela e descobria que o mundo era tão vermelho, de tanto fogo e fumaça em volta..."
Iman Aoun afirmou que depois que a ofensiva israelense terminou, sentiu necessidade de fazer alguma coisa para "ajudar a curar as feridas".
"Os danos causados pelo ataque israelense não são apenas físicos, o impacto emocional é de longa duração, principalmente para os jovens", afirmou.
O grupo Ashtar trabalhou durante meses com os adolescentes usando psicólogos e lançando mão de técnicas do chamado Teatro do Oprimido, desenvolvida pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal, que prega, entre outras coisas, a democratização dos meios de produção teatral e o acesso dos mais pobres ao teatro. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters