terça-feira, setembro 28, 2010

Um Brasil mais idoso nos resultados iniciais do censo

Um Brasil mais idoso nos resultados iniciais do censo
IBGE já pesquisou dados de 80,54% da população
Rennan Setti para O Globo
 A um mês do fim da coleta de dados, informações preliminares do Censo 2010 mostram que o Brasil está envelhecendo. Com 57,8 milhões de domicílios brasileiros visitados e 80,54% da população recenseada até as 12h de ontem, o IBGE afirma que a pirâmide etária brasileira está se estreitando na base, com menos crianças e jovens, e engrossando no topo, com a maior quantidade de idosos.
Pelo que já foi apurado, o percentual de brasileiros com até 19 anos é hoje de 32,95%, contra os 40,17% do último censo, em 2000. E as pessoas com mais de 70 anos, que eram 3,75% da população na pesquisa anterior, já somam 5,06%. O fenômeno é mais sentido nas regiões urbanas, sobretudo no Sul e no Sudeste, mas está ocorrendo em todo o país segundo o IBGE.
— A tendência é que, em três décadas, o Brasil, que ainda é um país jovem, se transforme em um país maduro, adulto. Isso é resultado da queda da fecundidade e da urbanização. A pirâmide etária está ficando cada vez mais parecida com um retângulo — analisou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, destacando a importância das campanhas de vacinação em massa na maior longevidade da população, processo que disse estar ocorrendo mais rapidamente no Brasil do que foi na Europa
IBGE já encontrou 17 mil com mais de 100 anos O resultado desse envelhecimento e do menor número de filhos por casal é a diminuição de moradores por domicílio. A quantidade média caiu de 3,79 para 3,34 na década. Apesar desse movimento ser mais forte em cidades, o campo não esteve alheio ao processo, tendo havido diminuição de 4,17 para 3,64 de pessoas por domicílio nas áreas rurais.
Até agora, o IBGE já contou 17.615 brasileiros com mais de 100 anos. No Censo 2000, eram 24.576 centenários. Contudo, a socióloga Elisabete Doria Bilac, pesquisadora do Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Unicamp, afirma que a tendência é que o número de brasileiros com mais de 100 anos, ao fim da coleta de dados do Censo 2010, ultrapasse o resultado do Censo 2000. Como indicam pesquisas recentes, é provável que muitas pessoas com mais de 100 anos residam nos domicílios fora das regiões metropolitanas, onde as visitas do IBGE estão mais lentas.
Pelos dados preliminares do Censo 2010, a Bahia é o estado com mais centenários, 2.473, seguida por São Paulo (2.248).
A população baiana é, no entanto, um terço da paulista.
O ritmo do recenseamento está mais rápido do que se esperava.
A meta para a última sexta-feira era atingir 64% da população, mas chegou a 80%. Todos os estados ultrapassaram as previsões. Mas há problemas de coleta no Acre e no Amazonas, por causa da seca dos rios, já que muitos recenseadores se locomovem de barco; e em Alagoas e Pernambuco, atingidos por enchentes em junho deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters