domingo, outubro 10, 2010

Ancelmo Góis - A coluna de hoje

Ancelmo Góis - A coluna de hoje
O Globo
Partido dos Sujos (PS) Com a Lei da Ficha Limpa empatada em 5 a 5 no STF, Lula, ao indicar o nome do ministro que falta na composição da Casa, vai, na prática, traçar o destino de três senadores e mais de 15 deputados eleitos que aguardam uma decisão.
Segue... No Senado, o PS tem hoje uma bancada igual ou maior que as do PSB, do PCdoB, do PSOL, do PMN e do PPS.
Gás de ouro É como diz o ditado: quando a esmola é muita... o santo desconfia. A conta é de um graúdo do setor.
Apesar da boa notícia da queda da tarifa do gás natural no Rio em até 2,78%, a partir de 1 de novembro, como saiu aqui, o preço para o consumidor continuará 40% mais caro do que em São Paulo.
Verde, que te quero O pessoal do Greenpeace, a ONG verde, vai pegar carona na onda que levou Marina Silva às alturas. Lança esta semana uma campanha para exigir de Dilma e Serra propostas concretas relacionadas à preservação do meio ambiente
Calma, santa O site da querida Rádio Tupi pôs a seguinte enquete no ar: “Homossexualismo é doença ou falta de vergonha na cara?”
O Grupo Pluralidade e Diversidade, de Duque de Caxias, RJ, denunciou a emissora ao Conselho Estadual LGBT, que entrará com representação no Ministério Público.
Le Cordon Bleu O empresário francês André Cointreau, que, como o nome sugere, é da família que produz o famoso licor, está no Rio.
Negocia com o governo Sérgio Cabral a abertura no Rio de uma filial da famosa escola de culinária Le Cordon Bleu.
Ela e ele A ida de Dilma para o segundo turno fez Paulo Renato exibir um sorriso largo, quinta, no Hotel Unique, em São Paulo, onde se realizava um encontro promovido pela Endeavor, a ONG que apoia o empreendedorismo.
“Ela vai perder”, jubilava-se o ex-ministro da Educação. “E, por consequência, ele vai ganhar.”
No mais... Um gaiato, aprendiz de psicólogo, acha que, ao dizer “ela vai perder” e só depois acrescentar “ele vai ganhar”, Paulo Renato traduziu, digamos, o estado de espírito de um bloco tucano, de bom tamanho, que faz oposição ao PT, mas não morre de amores por Serra.
Com todo o respeito. Não faz isso, Erasmo
O querido Erasmo Carlos pôs em seu Twitter que decidiu votar em branco em protesto contra o voto obrigatório.
É. Pode ser.
Einstein soterrado Foi demolida a suíte número 400 do Hotel Glória, no Rio, onde Einstein se hospedou e teria concluído, conforme registra esta placa que estava no quarto, "o manuscrito da comunicação científica a respeito da teoria da luz", em maio de 1925. Não resistiu ao novo projeto de Eike Sempre Ele Batista, agora dono do hotel.
Cara do Rio é Bangu Bangu, o bairro carioca de classe média baixa, parece encarnar a síntese do pensamento político carioca nestas eleições.

Os votos de uma urna na Escola Leônidas Sobrino Porto, no primeiro turno, foram os que mais se aproximaram do resultado no município do Rio.
Veja só... Ali, Dilma teve 42,61% (em toda a cidade, teve 42,59%); Marina, 32,51% (no município todo seu índice foi de 31,34%); e Serra, 21,53% (teve 21,46% na cidade).
Os dados são de Cláudio Magalhães, da Karton Consultoria.
Cena carioca Sexta, por volta de 13h30m, um rato zanzava serelepe na calçada da Rua Mayrink Veiga, na Praça Mauá, para o pavor geral, quando um corajoso... chutou o bicho, que ficou desacordado.
Acredite. Uma senhorinha bem vestida se abaixou, pegou o rato com a mão e gritou: “Ele não vai morrer sem dignidade nesta sarjeta!” Há testemunhas.
A moratória 2011/2014 A coluna propõe a Dilma Rousseff e a José Serra, com todo o respeito, que o eleito assuma uma espécie de moratória em relação às nossas estatais:
Correios — Suspensão por quatro anos da nomeação de ladravaz para cargos na empresa e também empenho na melhoria dos serviços, que pioraram.
Eletrobras — Suspensão por quatro anos de nomeação de diretores ligados a Sarney. Nada pessoal. É só para dar um tempo.
Furnas — Suspensão por quatro anos de nomeação de diretores ligados a Eduardo Cunha. Nada pessoal.  É só para dar um tempo.
Petrobras — Suspensão por quatro anos do registro da estatal como partido político. A Petrobras é do Brasil.
Infraero — Suspensão... dispensa comentários.
Filme antigo Do livro “Diário secreto”, de Humberto de Campos: “(...) como a tendência de cada político seja tornar-se chefe, ou continuar como chefe, cada um que deixa o governo procura para seu sucessor uma figura amorfa e apagada, uma espécie de títere (...) através do qual continue a preponderar.”
O grande escritor e político nascido no Maranhão anotou isto no dia 24 de julho de 1929. Na época, discutia-se a sucessão presidencial de Washington Luís, que tentava impor a candidatura de Júlio Prestes, presidente (como se dizia) de São Paulo.
Mas qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência.
Aliás...
Por falar em Humberto de Campos, a partir de 1937, três anos depois de sua morte, o médium Chico Xavier psicografou várias crônicas e romances atribuídos ao escritor.
A viúva entrou na Justiça, e o médium acabou absolvido. Mas aí é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters