domingo, outubro 10, 2010

Perigo a tiracolo

Perigo a tiracolo
Jornal do Brasil
SAÚDE-->Pesquisa americana alerta para riscos de contaminação em sacolas ecológicas-->Aqueles que costumam adotar uma atitude ecologicamente correta e substituíram as sacolas de plástico dos supermercados pelas bolsas reutilizáveis têm um motivo par a começar a se preocupar. Uma pesquisa americana constatou que as chamadas ecobags precisam ser usadas com cuidado, por que podem ser um grande foco de contaminação por bactérias.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, com 84 pessoas de diferentes cidades americanas que utilizam as bolsas ecológicas, mostrou que metade das sacolas analisadas apresentava as bactérias Escherichia Coli e Salmonela. O levantamento feito pelos pesquisadores mostrou que 75% das pessoas misturam carne e vegetais na mesma sacola, e 97% das pessoas que fizeram parte do estudo não l lavavam sua sacola retornável, o que propicia a propagação das bactérias.
Segundo Liége Maria Abreu de Carvalho, infectologista do Hospital Balbino do Rio de Janeiro, o que pode causar a proliferação dessas bactérias são as carnes cruas e alimentos que ainda não foram lavados.
 – O que as pessoas devem fazer é separar as sacolas por alimentos. Carnes de v e m ficar separadas de verduras e legumes – orienta.
 – Se a pessoa usar as sacolas ecológicas para transportar objetos como roupas, livros e cadernos, o risco de infecção é ainda maior, por que envolve outra gama de bactérias. A especialista alerta que as bactérias E. Coli e Salmonela, presentes em coliformes fecais, podem causar infecções intestinais, urinárias e, se a pessoa estiver com o sistema imunológico prejudicado, até septicemia. O ideal é que as pessoas procurem higienizar as sacolas para evitar esse tipo de contaminação.
 – As pessoas devem lavar as sacolas com água e sabão e depois deixá-las secar ao sol – sugere a especialista.
– Só isso já é uma medida que tira a carga bacteriana, eliminando a maioria das bactérias, e, portanto, o risco de contaminação. Os resultados indicaram que, quanto mais quente é o clima da região, maiores são as chances de      a sacola reutilizável estar contaminada, já que a maior parte é feita de juta ou polipropileno, materiais que podem ser propícios a toxinas e bactérias. Segundo Liége, isso ocorre por que o calor acelera o processo de reprodução das bactérias em q u e s t ã o.
A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro quer reduzir em 30%, até o fim do ano, o volume de sacolas plásticas usadas nos supermercados. A lei entrou em vigor em julho, e prevê a troca das sacolas plásticas por outras reutilizáveis. As empresas que não a cumprir em passarão a ser multadas em até R$ 30 mil. A pesar disso, a Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) informou que os supermercados não vão retirar as sacolas de circulação, e sim oferecer o desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados aos consumidores que não usar em os sacos, como a lei permite. O objetivo dos supermercados, em um futuro próximo, é poder oferecer gratuitamente sacolas retornáveis ou biodegradáveis. Uma alternativa par a quem não quer optar pelas bolsas, sejam elas reutilizáveis ou não, são as caixas de papelão que os supermercados oferecem no próprio estabelecimento. Algumas redes in vestem, também, na qualidade das sacolas e aumentam sua resistência para que elas suportem cada vez mais alimentos. O objetivo é diminuir o número de sacos por pessoa.
Segundo fabricantes, o consumo das sacolas de plástico caiu 20% em três anos no Brasil.-->BACTÉRIAS -->– Salmonella e E. Coli foram encontradas nas sacolas 

Um comentário:

  1. Eu uso e faço sacolas retornáveis. Elas passaram a ser minhas companheiras para idas ao supermercado e como tudo na vida são hábitos criados, posso garantir que uma vez na semana minhas sacolas são lavadas. É claro que se vierem sujas de carne ou de outros produtos, as lavo em seguida. Para se conseguir fazer um bem maior é preciso apenas tomarmos decisões mais sensatas. Quando era criança comprávamos com sacolas de lona em armazéns e o arroz por exemplo, era vendido a granel e largado direto na sacola, muitas vezes, e nem se ouvia falar em bactérias.Muito da saúde de nosso Planeta se deve aos riscos que nós mesmos impusemos e propagamos através de nossas atitudes nem tão limpas assim.

    ResponderExcluir

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters