domingo, outubro 10, 2010

Bope vai treinar sua tropa em favelas da Maré

Bope vai treinar sua tropa em favelas da Maré
Coronel da PM diz que a nova sede do batalhão, em Ramos, será 'o epicentro de um processo de pacificação'
Gustavo Goulart
 Assim como aconteceu na Favela Tavares Bastos, em Laranjeiras, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vai dar um choque de ordem na Favela Roquete Pinto e no Morro do Timbau, no Complexo da Maré.
As duas comunidades — e outras ainda não reveladas — foram escolhidas como novos centros de treinamento militar da tropa de elite da PM tão logo seja inaugurado o Comando de Operações Especiais (COE), projeto estratégico da PM que pretende mudar radicalmente o cenário de criminalidade nos principais acessos ao Rio: o Aeroporto Tom Jobim, as rodovias Presidente Dutra e Washington Luís, a Avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela.
Numa área de 220 mil metros quadrados — aproximadamente 20 campos de futebol —, em Ramos, onde anteriormente funcionava o 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB), do Exército, será construído o COE, que abrigará cinco unidades: o Bope, o Grupamento Aeromarítimo (GAM), a Companhia de Cães, o Grupamento de Socorro e Ações de Resgate (Gesar) e o Centro de Instrução Especializada (Ciesp).
As duas comunidades serão as primeiras da região a serem resgatadas das mãos de traficantes.
A ideia é o Bope pacificar toda a região.
— Este projeto tem como objetivo criar um canal seguro, um ponto estratégico, um portal de segurança, o epicentro de um processo de pacificação e de estabilização das favelas da Maré e de Ramos. A ideia é, também, garantir a segurança de visitantes dos grandes eventos que se aproximam (Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016) — disse o coronel Alberto Pinheiro Neto, coordenador de Assuntos Estratégicos da Polícia Militar e ex-comandante do Bope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters