quarta-feira, outubro 13, 2010

Clima de guerra nos sites oficiais

Clima de guerra nos sites oficiais
Dilma e Serra aposentam tom amistoso na web, exibem acusações e até canal para denúncias
Paulo Marcio Vaz – Jornal do Brasil
 No início da campanha para o primeiro turno, o clima era mais ameno. Vídeos amistosos como  apresentações pessoais e uma série de propostas de governo estampadas nas primeiras páginas davam o tom dos sites oficiais dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Um contraste com o que os mesmos endereços na web mostravam ontem: apesar de alguma menção aos dias da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, as principais “manchetes”, tanto no endereço de Serra (www.serra45.com.br) quanto no de Dilma (www.dilma13.com.br), deixavam as antigas propostas em segundo plano, e davam ênfase aos ataques e denúncias que têm marcado as recentes pautas da corrida eleitoral. Enquanto Serra reproduzia um texto a favor de Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco, e contra ex-presidentes que apoiam a candidata petista, Dilma instalou em seu site uma central de denúncias de supostos boatos espalhados contra ela.
Os ex-presidentes de cada um era a manchete que encabeçava a lista de  notícias do site tucano, numa referência a um texto que tinha como fonte a revista Veja: “O palanque da sucessora que Lula inventou é assombrado por José Sarney e Fernando Collor”, diz um trecho.
A estratégia virtual de José Serra no segundo turno também é refletida na mudança de visual de seu site. No início da campanha presidencial, a página oficial do candidato tinha o azul como cor predominante.
Agora, com tucanos e petistas de olho nos votos que virão dos eleitores de Marina Silva (PV), o verde ganhou destaque no site do PSDB, que chega a lembrar, em algumas nuances, detalhes da página usada por Marina.
Disque-denúncia petista Já Dilma instalou em seu site uma espécie de Disque-Denúncia virtual, pelo qual o internauta pode informar à equipe da petista sobre o mais novo “boato” espalhado na internet a respeito da candidata.
Numa das telas que abrem a página de Dilma está a mensagem: “Corrente do bem – Em nome da verdade – Conheça as opiniões de Dilma e combata as mentiras contra ela na web”. Ao clicar no link Comunique um boato – Saiba mais, o eleitor petista é direcionado a um mosaico de histórias espalhados contra a candidata. O cardápio vai de “Dilma jamais disse que ‘nem Cristo me tira a vitória’” até “Dilma nunca foi proibida de entrar nos Estados Unidos”.
Não falta, é claro, o item sobre aborto: “Dilma disse que é pessoalmente contra o aborto”.
Indo mais fundo no site de Dilma Rousseff, o internauta pode, enfim, denunciar um suposto novo boato. Basta um clique no link Comunique um boato para que se abra uma página de cadastro, na qual são solicitados dados do denunciante, que tem uma caixa de texto à disposição para fazer sua denúncia e enviá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters