quarta-feira, setembro 29, 2010

Balanço de campanhas

Balanço de campanhas
ARTUR XEXÉO – O Globo
O clima é de fim de festa. Ainda faltam dois dias para acabar o horário eleitoral, mas os candidatos já estão se despedindo, agradecendo ao eleitorado pelo “crescimento da campanha”, fazendo um balanço de suas trajetórias nas últimas semanas. E exibem jingles novos. Não é nada, não é nada, ainda dá tempo, em dois dias, de conquistar um ou outro voto.
O candidato do PSDB apareceu com uma versão muito particular do “Brasil pandeiro”: “Brasil, pra cuidar da nossa gente/ Vou de Serra presidente/ A gente só tem a ganhar/ Ô, ô, Brasil.” Agora, já dá para dizer: a turma do Serra não foi boa de jingle. Não emplacou um só durante toda a temporada da propaganda gratuita.
Dilma nos mostrou um sambinha de autoria da própria equipe: “Hoje eu tô mais feliz/ Melhorei de vida/ Hoje eu tô no batente/ Salário decente/ Posso viajar.” É animado.
Marina trouxe Adriana Calcanhotto para acompanhar ao violão o coro que cantava “Gente, gente, gente/Marina presidente.” Não sei, não, mas acho que a campanha da candidata do PV já teve momentos mais criativos.
Ontem, não houve acusações, baixarias, denúncias. Essa fase já passou. Na reta final, os programas do horário eleitoral se parecem com propaganda de margarina. Tudo azul! Com exceção dos partidos nanicos, é claro.
O PCO, o partido do candidato Rui Costa Pimenta, continua pregando a revolução e reclamando “contra a falta de democracia nas eleições”. O PSTU nem mostrou o candidato Zé Maria, mas prometeu a estatização do ensino (a campanha do partido para governador é mais leve). Em seu balanço, Ivan Pinheiro, do PCB, acredita que sua campanha foi “um contraponto ao consenso burguês”.
Mas a piada do dia veio de Eymael, aquele que se apresenta como “um democratacristão”. Ele botou um sorriso no rosto e afirmou, com a maior cara de pau: “Podemos virar esse jogo, chegar ao segundo turno e ganhar a eleição Programa com jeito de balanço, despedida da campanha, e qual é a primeira frase de José Serra? “Não tem como negar, a saúde hoje é o problema n° 1 no Brasil inteiro.” Serra só pensa naquilo.
Foi tanto tempo de horário eleitoral que o colunista está cada vez mais confundindo tudo. O Coronel Paúl — aquele do “Paúl neles!” — é candidato a deputado federal pelo DEM, e não a deputado estadual pelo PR, como saiu na coluna de ontem. Paúl no colunista!
Tem o Lico Tonelada, o Jorge Bombril, o Coronel Edson do Forte, o Marquinho do Turiaçu, a Benny Guerreira... vocês não querem que eu vote.
E-mail para esta coluna: Axexeo@oglobo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters