quarta-feira, setembro 29, 2010

O terceiro elemento

O terceiro elemento
FERNANDO DE BARROS E SILVA – Folha de São Paulo
SÃO PAULO - Haverá ou não segundo turno? A dúvida e a expectativa se instalaram num ambiente em que preponderavam, há poucos dias, a certeza de um lado e a resignação do outro. Vamos agora conviver com a interrogação e o novo clima, provavelmente até domingo.
Numa disputa polarizada, vale notar que a perda de fôlego da candidata petista não se traduziu, pelo menos por ora, em mais votos para seu maior adversário, José Serra.
É Marina Silva, a terceira força, quem galvaniza a insatisfação de setores sociais incomodados com os descalabros na cozinha de Lula. Isso, talvez, porque a campanha tucana tenha reforçado a grande aversão a Serra ao tentar tirar tanto leite da escandalização da política.
Marina atingiu no Datafolha 16% dos votos válidos. Em 2006, mesmo catapultada pelo trauma do mensalão, Heloísa Helena teve só 6,8% dos votos válidos. Como a candidata do PSOL, a senadora verde também é uma dissidente do PT. Mas, politicamente, elas são antípodas.
Heloísa foi uma espécie de Maria Bonita do socialismo. Sua indignação moral era como a pimenta de um discurso-pronto que misturava luta de classes e messianismo.
Agora, com Plínio Sampaio, estamos assistindo à quixotização da esquerda (ou dessa esquerda). Até o candidato -o único propriamente midiático, sem existência real além da TV- sabe que o país seria convertido num cenário do "Ensaio sobre a Cegueira" se metade de suas "propostas" virasse realidade. (Sim, "cego" é o colunista etc. etc.).
Marina é menos uma candidata de esquerda do que uma representante das desilusões da esquerda (a esquerda doutrinária do PSOL ou a esquerda de resultados do lulismo). Ela vocaliza anseios de um progressismo pós-ideológico (utópico mas realista), que se traduz na aposta de uma convergência entre PT e PSDB. Ao mesmo tempo, Marina é uma evangélica que faz, por exemplo, restrições à pesquisa com células-tronco, o que a torna um caso muito especial de iluminismo à brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters